Projeto Sustentável de Telhado Verde do IFB é um dos poucos em órgãos públicos em Brasília
Em tempos de racionamento de água, o Instituto Federal de Brasília (IFB) é modelo em construção ecologicamente correta e de sustentabilidade entre os órgãos do Governo Federal com sede na cidade. O projeto do IFB Campus Brasília é um dos poucos na cidade que possui o chamado “telhado verde”. A proposta ecológica é parte de um extenso programa de implantação de diversas escolas técnicas do Brasil.
Tanto no bloco das salas de aula quanto no bloco administrativo, as lajes impermeabilizadas são cobertas por um sistema chamado laminar. Este projeto é executado com a colocação de módulos de concreto leves e expandidos por todo o pavimento e, posteriormente, preparados para receber plantas de porte baixo resistentes à seca.
Para a Diretoria de Engenharia do IFB, a estimativa de economia de água nos tanques colocados na cobertura dos dois blocos para retenção de água das chuvas é de aproximadamente dois meses de irrigação da área externa. “Nosso projeto realmente traz economia no consumo de água. Além desse reaproveitamento, reduzimos consideravelmente o uso de ar condicionado com o isolamento térmico provocado pelo sistema. Bem-estar para alunos e servidores”, explica Izabel Cristina de Oliveira, engenheira do instituto.
Entre outras vantagens dos “telhados verdes” estão a diminuição da poluição e melhora da qualidade do ar das cidades; o combate aos efeitos de ilhas de calor nos tempos de seca; melhoras no isolamento térmico da edificação e manutenção da temperatura interna naturalmente; maior retenção da água das chuvas, pois a vegetação auxilia na drenagem da água e reduz assim a necessidade de escoamento de água e de sistemas de esgoto; diminuição de possibilidades de enchentes devido a retenção de água da chuva; redução do consumo de energia com menor uso de ar condicionado e; aumento da biodiversidade atraindo pássaros e borboletas.
Redes Sociais