Curso voltado ao atendimento educacional para estudantes com Transtornos do Espectro Autista traz um novo olhar a servidores do IFB
Servidores do Instituto Federal de Brasília (IFB) estão participando do curso em “Atendimento Educacional para Classes Especiais de Estudantes com Transtornos do Espectro Autista (TEA)”.
O curso é ministrado pelos professores Rudan Souza e Denise Bezerra – especialistas no tema e docentes com grande experiência na área – e utiliza metodologia do estudo e análise de casos vivenciados em salas de aulas pelos especialistas.
Cada um dos dez campi da instituição possui o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) que, entre outras atribuições, orienta e recomenda adaptações curriculares, a aquisição de tecnologias assistivas, materiais pedagógicos e até modificações estruturais que promovam a acessibilidade das necessidades específicas dos estudantes do campus.
“O IFB tem como público-alvo pessoas das mais diferentes origens socioeconômicas, origens cognitivas e habilidades motoras, físicas e intelectuais e, a questão de entender como trabalhar didaticamente com as pessoas com necessidades específicas – neste caso, o autismo – vai nos ajudar a recepcionar e desenvolver, da maneira adequada, trabalhos específicos baseados em metodologias, técnicas e formas que, infelizmente, não são previstas nos cursos de formação dos professores”, opina Reinaldo Gregoldo, pedagogo do Campus São Sebastião e estudante do curso.
Ana Célia de Souza, assistente social e coordenadora do NAPNE do Campus São Sebastião também está participando das aulas. “O curso traz um olhar que vai nos ajudar a elaborar estratégias para que alunos com autismo sejam acolhidos na instituição e consigam desenvolver capacidades que contribuam para a sua integração social”, espera.
O curso tem carga horária de 120h, as aulas acontecem no Centro de Ensino Especial 01 Taguatinga e a certificação será realizada pelo IFB. A iniciativa é uma parceria entre a Coordenação de Políticas Inclusivas da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFB e dos professores ofertantes do curso.
Estudantes
Atualmente, o IFB tem três estudantes diagnosticados com Transtornos do Espectro Autista, matriculados nos cursos Técnico em Controle Ambiental (Campus Samambaia), Técnico em Eventos (Campus Brasília) e Noções Básicas de Lógica Matemática (Campus Riacho Fundo).
Os três se espelham no exemplo de Caio Nunes Renault, 24 anos, que concluiu o curso Técnico em Eventos do Campus Brasília. Ele se formou no ano passado e agora espera uma oportunidade no mercado de trabalho.
Caio tem Síndrome de Asperger e conta que em nenhum momento pensou em desistir do curso. “Agora em penso trabalhar em uma empresa que organiza festas infantis”.
Dia Mundial da Conscientização do Autismo
No próximo domingo, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, e tem como objetivo conscientizar a população sobre o transtorno e derrubar preconceitos.
No Brasil, estima-se que haja 2 milhões pessoas com autismo, a maioria do sexo masculino. A cada cinco pessoas diagnosticadas somente uma é do sexo feminino, por isso o azul foi definido a cor símbolo do autismo, porque a síndrome é mais comum nos homens.
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