Página inicial > Reitoria > IFB recebe comitiva do Ministério da Educação de São Tomé e Príncipe

IFB recebe comitiva do Ministério da Educação de São Tomé e Príncipe

Escrito por Déborah Queiroz da Silva | Criado: Quinta, 06 de Abril de 2017, 18h43 | Publicado: Quinta, 06 de Abril de 2017, 18h43 | Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2017, 16h16 | Acessos: 1137

O Instituto Federal de Brasília (IFB) recebeu nesta tarde, 6 de abril, a comitiva do Ministério da Educação de São Tomé e Príncipe, para apresentar o modelo de ensino e a estrutura física oferecidos aos estudantes brasileiros pela instituição. O objetivo é elaborar um projeto de cooperação técnica na área do Ensino Superior do país africano.

Para submissão deste projeto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está responsável por apresentar diversas instituições, tanto públicas quanto privadas, de ensino superior no Brasil.

Durante o encontro, o reitor do IFB, Wilson Conciani, falou sobre o modelo de educação ofertado e a importância dos processos de avaliações de instituições de ensino. “Os Institutos Federais são diferenciados, pois oferecem educação em todos os níveis de formação. E as avaliações servem como diagnóstico do que pode ser melhorado e o que precisa ser reforçado”.

Conciani destacou também as parcerias já firmadas com outros países, como Moçambique e Sudão, na formação de professores para atuarem em diversas áreas técnicas. Além disso, o reitor do IFB lembrou da importância de parcerias com empresas privadas na formação dos alunos, com o suporte de laboratórios e equipamentos, como na possibilidade de contratação pelo mercado de trabalho dos profissionais formados pelo instituto.

“Temos um grande projeto, realizado uma vez por ano, chamado Conecta IF. Neste evento os alunos apresentam os projetos desenvolvidos durante sua formação no instituto. É um momento de encontro e troca com as empresas parceiras que podem contratar nossos estudantes. Este ano esperamos um público de 50 mil pessoas”.

O reitor do Instituto Federal Fluminense, Jefferson Manhães, explicou que “toda nossa ação educativa está focada na formação de trabalhadores qualificados”. Ao final do encontro, os membros da comitiva conheceram o modelo de estrutura que o Campus Brasília do IFB oferece aos estudantes.

Números da Rede Federal

Os números da educação brasileira impressionaram os membros da comitiva Ministério da educação de São Tomé e Príncipe. Atualmente, a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica conta com 644 unidades espalhadas em todo o Brasil, e com 600 mil alunos matriculados.

Este número é quase o triplo de toda a população do pequeno país, composto por duas ilhas principais - São Tomé e Príncipe.