Página inicial > Reitoria > Alunos do IFB vão propor soluções para problemas reais de quatro cidades de Goiás

Criado: Quarta, 12 de Abril de 2017, 12h41 | Publicado: Quarta, 12 de Abril de 2017, 12h41 | Última atualização em Quarta, 12 de Abril de 2017, 13h55 | Acessos: 2783

Durante cinco dias, 40 estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB) estarão imersos em um espaço de trabalho de 80m² buscando soluções para problemas reais de quatro cidades do estado de Goiás: Alexânia, Águas Lindas, Pirenópolis e Planaltina. Os trabalhos fazem parte do III Desafio de Projetos que acontecerá durante o IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, de 24 a 28 de abril, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília-DF.

Os estudantes – alunos dos cursos técnicos e superiores dos 10 campi do IFB – serão divididos em quatro equipes de 10 integrantes. Cada grupo ficará responsável por analisar e conduzir as discussões no desenvolvimento de ideias inovadoras para soluções dos problemas de cada uma das quatro cidades selecionadas. No último dia do evento, cada equipe apresentará os planos de ação desenvolvidos.

“Estamos passando por uma situação bem complicada, pois Planaltina é o município com a maior dívida de todo o Estado de Goiás, mas temos grandes potenciais como o turismo, a agricultura orgânica e a piscicultura, por exemplo. A ideia é potencializamos essas possibilidades”, espera o prefeito de Planaltina de Goiás, Dr. Davi.

“A oportunidade integra a aplicação de vários conhecimentos desenvolvidos nos cursos do IFB e promove, entre alunos, a troca de conhecimentos, inclusão social, senso de responsabilidade e cidadania diante da sociedade. Com o empoderamento dos alunos surge uma proposta para a melhoria de qualidade de vida da população nas cidades”, explica Sandra Branchine, professora do IFB e membro da equipe responsável pelo Desafio.

O Desafio de Projetos é uma iniciativa do IFB para promover a interação entre diversas áreas de conhecimento para criação de soluções locais; criar uma rede colaborativa de geração e troca de conhecimento entre alunos e profissionais; desenvolver diálogo transdisciplinar considerando diversos pontos de vistas e formas de conhecimento e gerar uma linha de ação para superar as dificuldades locais.

Para saber mais sobre IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, acesse o site do evento: www.emds.fnp.org.br.