Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Institucional > Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)
Início do conteúdo da página

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 08h54 | Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 08h54 | Última atualização em Quinta, 20 de Janeiro de 2022, 08h37 | Acessos: 30878

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o documento norteador do planejamento estratégico das Instituições de Educação Superior (IES). Nele estão definidos a missão, a visão, os valores e as estratégias da instituição com a finalidade de atingir seus objetivos e metas para um período mínimo de cinco anos.

Sua estrutura é definida por meio do Decreto nº 9.235/2017, e serve de guia para a elaboração do planejamento institucional. O PDI tem por finalidade orientar a avaliação institucional e de cursos superiores, bem como o direcionamento que a IES precisa seguir.

Conforme definido na Lei nº 11.892/2008, os Institutos Federais são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi; portanto devem ter um PDI, requisito imprescindível para reconhecimento e avaliação de cursos superiores e da própria instituição.

Em sua primeira edição, o PDI 2009/2013 do IFB foi construído pela comunidade no momento de criação da instituição, vigorou no período de 2009 a 2013 e teve por finalidade nortear o planejamento da instituição na sua fase de implantação.

Na sua segunda edição, o PDI 2014/2018 do IFB foi elaborado pela comunidade no ano de 2013, e revisado em 2016. Teve a finalidade de orientar o planejamento institucional com vistas à consolidação da instituição no Distrito Federal e na Rede Federal.

Em sua terceira edição, o PDI 2019/2023 do IFB e suas ações setoriais estão focadas no atendimento dos objetivos estratégicos e no alcance da visão institucional para o próximo quinquênio. O processo de construção do PDI aconteceu no segundo semestre de 2018, sendo apreciado e aprovado pelo Conselho Superior em 15 de julho de 2019, por meio da Resolução n.º 024/2019 e revisado em 2021, de acordo com o estabelecido no próprio documento. Também foram revisadas as ações setoriais das unidades administrativas do IFB. Confira o resumo do processo de revisão do PDI 2019/2023, nele consta o link para acessar a devolutiva das contribuições recebidas durante todo o processo. 

 

Referências

Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017, dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 dez. 2017.

Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências.

GALVÃO, A. A. A. Plano de desenvolvimento institucional: uma proposta para elaboração e acompanhamento pelos institutos federais. 2016. 66 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

registrado em:
Fim do conteúdo da página