Página inicial > Reitoria > Mãos a obra: Equipes do IFB começam trabalhos para os municípios

Mãos a obra: Equipes do IFB começam trabalhos para os municípios

Criado: Terça, 25 de Abril de 2017, 13h26 | Publicado: Terça, 25 de Abril de 2017, 13h26 | Última atualização em Quinta, 27 de Abril de 2017, 11h15 | Acessos: 1739

A abertura do III Desafio de Projetos aconteceu hoje, 25 de abril, no auditório Arena dentro no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.

As equipes, que vão desenvolver soluções para problemas reais dos municípios de Águas Lindas, Alexânia, Pirenópolis e Planaltina de Goiás, se apresentaram ao reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani, e já começaram nas atividades de planejamento para as cidades. "A educação profissional hoje tem o objetivo de criar soluções e proporcionar melhores escolhas na inserção no mercado", afirma Conciani.

Nos primeiros momentos das atividades, a equipe que vai propor soluções para Pirenópolis se reuniu com os secretários de Turismo e Meio Ambiente da cidade. "Hoje, a cidade têm 5 mil leitos e cerca de 15 mil turistas por final de semana. A expectativa é de obtermos alternativas para reduzir a informalidade do trade turístico na região", explica George Lima, Secretário de Turismo.

Já o Secretário de Meio Ambiente, Luiz Triers, afirmou que uma das propostas emergenciais seria a solução para a ampliação das redes fluviais e de saneamento na cidade.

O Desafio

Durante cinco dias, 40 estudantes do IFB estão imersos em um espaço de trabalho de 80m² buscando soluções para problemas reais para as quatro cidades goianas. Os trabalhos seguem até a próxima sexta-feira, 28 de abril, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília-DF.

Os estudantes – alunos dos cursos técnicos e superiores dos 10 campi do IFB – estão divididos em quatro equipes de 10 integrantes. Cada grupo está responsável por analisar e conduzir as discussões no desenvolvimento de ideias inovadoras para soluções dos problemas de cada uma das quatro cidades selecionadas. No último dia do evento, cada equipe apresentará os planos de ação desenvolvidos.

Para saber mais sobre IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, acesse o site do evento: www.emds.fnp.org.br.