Página inicial > Reitoria > Alunos do IFB apresentam soluções para problemas de quatro municípios

Alunos do IFB apresentam soluções para problemas de quatro municípios

Criado: Quinta, 27 de Abril de 2017, 18h11 | Publicado: Quinta, 27 de Abril de 2017, 18h11 | Última atualização em Quinta, 27 de Abril de 2017, 18h54 | Acessos: 1548

Estudantes de diversos campi do Instituto Federal de Brasília (IFB) apresentaram, nesta quinta-feira, 27, soluções para problemas apontados por prefeitos de Águas Lindas, Pirenópolis, Alexânia e Planaltina de Goiás. Essa foi a última fase do 3º Desafio de Projetos, lançado no dia 25 de abril, durante o primeiro dia do IV EMDS.

Foram 40 alunos, divididos em quatro grupos, que desenvolveram os projetos, após analisarem, por três dias, os problemas dos municípios. Durante o processo, os participantes puderam contar com salas de discussões e painéis para simulação das possíveis situações de crise, além de orientações para a realização do projeto.

O aplicativo surgiu como uma das soluções apresentadas para os problemas de Águas Lindas (ocupação de terrenos baldios com hortas urbanas), Alexânia (descarte inteligente do lixo e educação ambiental) e Pirenópolis (bicicletas como forma de locomoção, diminuindo poluentes e consumo de combustíveis). Para Planaltina de Goiás, o grupo identificou novos ramos de economia para alavancar o desenvolvimento do município – carcinicultura e plantio de produtos orgânicos.

Para o secretário do Trabalho do Distrito Federal, Thiago Jarjour, essa iniciativa é de fundamental importância. “Temos que envolver, cada vez mais, a sociedade civil organizada nos problemas que são de todos”, disse. Segundo Thiago, o governo não tem capilaridade para resolver todos os problemas da cidade, tornando fundamental a participação da população nesse processo. “É lindo ver esses meninos estarem atrás de solucionar problemas que fazem parte da realidade deles e do nosso universo”, concluiu.

Metodologia - de acordo com Sandra Branchine, professora do IFB e integrante da equipe responsável pela atividade, a metodologia usada foi de empoderamento para que pudessem pensar em propostas para a melhoria da qualidade de vida da população nas cidades. “Eles têm o comprometimento e a obrigação de estarem inseridos na problemática e buscar solução para a realidade local”, afirmou.

Fonte: EMDS/FNP