Página inicial > Reitoria > Comissão revisa Projeto Pedagógico Institucional

Comissão revisa Projeto Pedagógico Institucional

Criado: Segunda, 08 de Mai de 2017, 14h17 | Publicado: Segunda, 08 de Mai de 2017, 14h17 | Última atualização em Quarta, 10 de Mai de 2017, 09h59 | Acessos: 1196

Uma comissão – instituída pela portaria n.º 2.556, de 22 de setembro de 2016 – formada por servidores do Instituto Federal de Brasília (IFB) está atuando na revisão e sistematização de informações referentes ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

Desde outubro de 2016, a comissão tem se reunido e debatido acerca dos princípios que norteiam as ações do IFB e as concepções que embasam suas políticas.

Segundo a comissão de trabalho, com a análise documental de normativas internas, foi possível identificar que os princípios descritos nos documentos do IFB não eram unificados. Dessa forma, foram encontrados princípios diferentes no PPI em vigor, no Estatuto e no Regimento do IFB, e outros diferentes desses três no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A partir dessa sistematização de informações, a comissão visitou todos os campi para apresentar sua metodologia de trabalho e a proposta de princípios norteadores das ações do/no IFB para posterior aprovação.

Em março, a Comissão recebeu as sugestões enviadas pelos campi e, em abril, realizou reunião com os servidores da Reitoria para que esses também pudessem sugerir alterações e ou inclusões.

Princípios

Após os encontros, debates e sugestões, os princípios propostos pela comissão foram os seguintes:

I. da gratuidade do ensino;

II. da gestão democrática do ensino e da transparência administrativa;

III. da vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais;

IV. da verticalização do ensino e da indissociabilidade entre este, a pesquisa e a extensão;

V. da igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola;

VII. da estética da sensibilidade;

VII. do pluralismo de ideias e concepções pedagógicas;

VIII. da flexibilidade, contextualização e interdisciplinaridade na utilização de estratégias educacionais;

IX. da ética da identidade;

X. da ética e da solidariedade;

XI. da responsabilidade e da justiça social;

XII. acessibilidades pedagógica, atitudinal, comunicacional, digital e arquitetônica;

XIII. do respeito à liberdade e apreço à tolerância.

Próximos Passos

A previsão é que no dia 15 de junho o documento seja aberto para Consulta Pública e, até o dia 10 de julho, o texto final seja encaminhado para o Conselho Superior.

Prazo

Solicitação de texto aos responsáveis pelas políticas internas do IFB

Devolução das propostas pelos responsáveis

Até 12/5

Devolução da comissão sobre o texto enviado pelos responsáveis

Até 30/5

Envio do texto do PPI para consulta pública

Fechamento do texto e envio para o Conselho superior:

Até 10/7

O Documento

O PPI é um documento que apresenta, entre outras coisas, os princípios que norteiam as ações da instituição, as concepções e as diretrizes adotadas institucionalmente a fim de subsidiar a elaboração de suas políticas. Seu texto, também, deve trazer o histórico da instituição, seus fundamentos legais, seus objetivos, sua missão, o contexto socioeconômico em que a instituição está inserida, entre outros elementos que refletem.