Página inicial > Reitoria > Aluna do IFB chega a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Neurociências e conquista o 6º lugar

Escrito por Déborah Queiroz da Silva | Criado: Quarta, 10 de Mai de 2017, 16h44 | Publicado: Quarta, 10 de Mai de 2017, 16h44 | Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2017, 16h19 | Acessos: 2180

Fabiana Carolina, aluna do Ensino Médio Integrado em Informática do Campus Brasília, ficou em 6º lugar na etapa nacional Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN). A estudante, que na primeira etapa da OBN conquistou o 2º lugar, mais uma vez teve um desempenho excelente na competição, realizada na cidade de São Fidélis, Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de maio.

Nesta fase foram 13 competidores de várias cidades do país, participando de provas e desafios diversos na área de neurociências. A estudante do Instituto Federal de Brasília (IFB), que participou pela primeira vez da competição, ficou com uma diferença de décimos na pontuação em relação aos candidatos dos primeiros lugares.

Além das provas, os competidores participaram de outras atividades de integração. Fabiana conta que, apesar da competição, o clima entre os participantes não era de rivalidade. “Não tinha clima de competição. Foi bom porque ganhei conhecimento e aprendi com os outros candidatos”.

Fabiana foi acompanhada pela servidora do IFB Stefany Christinne Otto, assistente de aluno. Ela conta que a estudante, apesar da ansiedade em participar da competição, estava segura e que a experiência foi única para elas. “Foi uma experiência muito boa de conhecer outras pessoas e a troca de conhecimentos. Iria de novo, sem dúvidas. Vimos a dedicação dela e não podíamos deixar ela perder essa oportunidade”, afirma.

Desafios para chegar à OBN

Antes de viajar até São Fidélis, Fabiana enfrentou muitos desafios. Para conseguir participar da etapa nacional da OBN a estudante contou com a ajuda de várias pessoas que contribuíram para financiar passagens e alimentação.

Por meio de um site que possibilita uma “vaquinha online”, Fabiana já arrecadou o valor total das passagens, que foram compradas por professoras do IFB, que apoiaram a estudante. “Eu agradeço a todos por terem acreditado em mim e me ajudado de alguma forma. Por terem me apoiado e me incentivado a ir. Foi importante a minha participação, a troca de conhecimento e experiências”.

Fabiana agora quer prestar vestibular para as universidades federais de Brasília, do Rio de janeiro e de São Paulo. Ela sonha em cursar sua graduação nas áreas de Medicina ou de Engenharia Mecatrônica.