Comissão analisa sugestões sobre os Princípios Norteadores do IFB no Projeto Pedagógico Institucional
Na última segunda-feira, 15 de maio, a Comissão de Revisão do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Instituto Federal de Brasília (IFB) analisou todas as sugestões recebidas dos campi e da reitoria sobre os princípios norteadores das ações da instituição propostos pela Comissão. Os princípios, listados abaixo, serão apresentados, em breve, para consulta pública.
Princípios Norteadores
I. gratuidade do ensino;
II. gestão democrática do ensino e transparência administrativa;
III. vinculação entre a educação escolar, o mundo do trabalho e as práticas sociais;
IV. verticalização do ensino e indissociabilidade entre este, a pesquisa e a extensão;
V. igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola;
VI. estética da sensibilidade;
VII. pluralismo de ideias e concepções pedagógicas;
VIII. ética;
IX. justiça e responsabilidade social;
X. acessibilidades pedagógica, atitudinal, comunicacional, digital, arquitetônica e outras;
XI. respeito à liberdade, valorização da autonomia e o apreço à tolerância.
Na mesma reunião, foi iniciada a análise dos textos encaminhados à Comissão, pelos respectivos responsáveis, a serem contemplados no texto final do PPI, com as concepções que fundamentam as seguintes políticas internas: ensino; educação a distância; extensão; pesquisa e inovação; permanência e êxito; inclusão e acessibilidade; assistência estudantil; avaliação da aprendizagem; avaliação institucional; capacitação de servidores; e acesso e ingresso.
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