Conif participa de audiência pública sobre desenvolvimento regional
Instituições de ensino que ofertam cursos que atendam às necessidades dos arranjos produtivos locais fomentam o desenvolvimento socioeconômico do País, segundo a análise do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Francisco Roberto Brandão Ferreira em audiência pública nesta quarta-feira, 31/5, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) no Senado Federal.
Roberto Brandão debateu sobre “A importância da Educação para o desenvolvimento regional”, com a presidente da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ângela Maria Paiva Cruz, o reitor da Universidade Federal do Vale do Rio São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima e o diretor-geral do campus São Gabriel da Cachoeira do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Elias Brasilino de Souza.
A audiência pública foi requerida pela presidente da CDR, senadora Fátima Bezerra (PT-RN) e pelo senador Armando Monteiro (PTB-PE), e contou com a presença de senadores de diversos partidos, além da participação de reitores de institutos federais e universidades.
O presidente do Conif destacou em sua fala os diferenciais da Rede Federal para a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho. “Ofertar educação profissional, principalmente nas regiões mais necessitadas, gera mais oportunidade para empregabilidade, aproximando o estudante do setor produtivo e gerando desenvolvimento local e regional”, disse Roberto Brandão.
Ele apresentou os trabalhos realizados pelas incubadoras de empresas e pelos polos de inovação, bem como os programas e projetos desenvolvidos em todas as regiões do Brasil pelas instituições da Rede Federal.
Outras demandas – Também foram discutidos na audiência pública o contingenciamento orçamentário vivido pelas instituições de ensino; a liberação de código de vagas para servidores; a manutenção de bolsas para a permanência de estudantes em sala de aula; o diálogo dos parlamentares com o Ministério do Planejamento sobre a Portaria nº 28, a expansão e a consolidação da Rede Federal.
Como encaminhamento, será enviado aos ministérios da Educação (MEC), do Planejamento, da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e a presidência do Senado Federal, documento com as demandas expostas no debate para considerações.
O MEC não enviou representante para participar da audiência pública.
*Texto retirado do Portal do Conif
Redes Sociais