Página inicial > Reitoria > IFB sedia curso de formação de professores da Rede Pública com cineasta e educador francês Karim Bensalah

Criado: Quarta, 16 de Agosto de 2017, 10h49 | Publicado: Quarta, 16 de Agosto de 2017, 10h49 | Última atualização em Quarta, 16 de Agosto de 2017, 11h03 | Acessos: 1335

O Lobo Fest – 9ª edição do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos, em parceria com o Serviço Audiovisual da Embaixada da França, o Instituto Francês do Brasil e o Centro Nacional de Cinematografia da França (CNC), e com apoio do da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e Instituto Federal de Brasília (IFB), promovem um curso de formação voltado para professores sobre Educação Audiovisual com o professor, cineasta e roteirista francês Karim Bensalah.

O curso Cinema e Educação será realizado nos dias 21 e 22 de agosto (segunda e terça-feira, nos períodos da manhã e da tarde) no Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Poderão participar professores da Rede Pública de Ensino que trabalham com alunos de 6 a 18 anos (no máximo 1º ano de universidade). A ideia é capacitá-los a fim de desenvolver atividades de audiovisual em sala de aula. O curso inclui os conceitos de cinema, de filmes e instruções de como montar um cineclube para crianças e adolescentes.

O curso oferece um kit pedagógico criado pelo CNC que inclui a liberação de uso de nove filmes franceses de vários gêneros e anos, legendados em português, e fichas pedagógicas para professores, e fichas para alunos (em português).

Karim Bensalah orientará os professores para a utilização dos kits, cujos métodos valem também para análise de filmes que não são franceses. Antes, porém, ele dará noções teóricas sobre a realização cinematográfica, incluindo as fases de roteiro, filmagem, montagem, seguida de um ateliê prático com a realização e montagem de uma cena. Por fim, o curso oferece também métodos de como trabalhar com os alunos as temáticas abordadas nos filmes.

Com quatro longas-metragens e sete curtas, Karim Bensalah é roteirista, diretor, ator e formador (experiência com vários tipos de públicos – idades, origem social e cultural).  É formado pela London Film School, pelo Conservatoire d'art dramatique du 14e arrdt de Paris, pela  Ecole du jeu.

O Lobo Fest é patrocinado pelo FAC – Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Cinema e Educação – Formação para professores

Dias: 21 e 22 de agosto de 2017 (segunda e terça-feira, manhã e tarde)

Local: Instituto Federal de Brasília – Campus Brasília

Grupo: 40 pessoas.