Página inicial > Reitoria > Semana de Produções Científicas oferece eventos no ConectaIF

Semana de Produções Científicas oferece eventos no ConectaIF

Criado: Terça, 12 de Setembro de 2017, 14h28 | Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2017, 14h28 | Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2017, 14h34 | Acessos: 856

O evento ConectaIF 2017 realizado pelo Instituto Federal de Brasília, vai reunir diversas atividades com proposta de integrar estudantes profissionais, instituições de ensino, empresários e a comunidade em geral, promovendo atividades como palestras, rodas de conversas, arte, cultura, desafios, competições, feiras, exposições, resultados de pesquisas e muito mais. Os eventos serão abertos e gratuitos, irá acontecer do dia 18 a 23 de setembro, no Centro Ulysses Guimarães, Brasília – DF.

A Semana de Produção Científica (SP7) será um dos atrativos do ConectaIF, trazendo trabalhos de diversas áreas que serão apresentados na forma de pôster para o público presente e avaliadores. Oficinas, minicursos ou workshops são ofertados, com assuntos relacionados a ciência e tecnologia.

Fernanda Delgado, professora do Instituto Politécnico Castelo Branco – Portugal, fará a abertura da SP7, será avaliadora e relançará seu livro no Vitrine dos Saberes. O Instituto Politécnico Castelo Branco é uma das parcerias do Instituto Federal de Brasília.

Dentro do evento Semana de Produção Científica, estarão outras programações e oficinas disponíveis como Desafio de Projetos, Fábrica de Ideias Inovadoras (FABIN) e Café com Ciência.

Desafio de Projetos

O evento reunirá cerca de 15 professores, 40 alunos do Instituto Federal de Brasília e cerca de oito avaliadores, como também parceiros externos, que buscarão ideias e soluções inovadoras para os desafios propostos pela equipe organizadora.

Fábrica de Ideias Inovadoras (FABIN)

A programação envolve os protótipos da Fábrica de Inovações, o qual inovadores sugerem ideias que tragam benefícios para a sociedade. As equipes fazem uma demonstração para o público visitante.

Os produtos sugeridos pelos alunos são soluções de sistemas automatizados para economia de água e energia, produtos alimentícios para pessoas com restrições alimentares, tecnologias para o letramento de cegos a partir de impressões 3D de obras de arte, dentre outros. O principal objetivo da FABIN é estimular o espírito empreendedor do estudante e incitar o espírito inovador.

Café com Ciência

O Café com Ciência será um dos eventos da Semana de Produção Científica que envolve a participação de vários institutos. Tem por objetivo criar uma roda de conversa destinado a debater temas contemporâneos, com profissionais da área de pesquisa.

A Semana de Produção Científica é uma realização do Instituto Federal de Brasília (IFB), e conta com apoiadores e colaboradores para este projeto, como a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (fapdf) que tem por finalidade estimular, apoiar e promover o desenvolvimento científico.

O Desafio de Projetos tem por objetivo integrar alunos das várias modalidades e cursos da instituição, tendo como uma das propostas desafiar alunos a criarem projetos que solucionassem problemas específicos na sociedade, desenvolver diálogo entre as disciplinas e criar uma rede colaborativa de geração e troca de conhecimento entre os alunos e profissionais