Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > ConectaIF 2017 tem início com apoio a Rede Federal
Início do conteúdo da página

ConectaIF 2017 tem início com apoio a Rede Federal

Criado: Segunda, 18 de Setembro de 2017, 23h12 | Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2017, 23h12 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2017, 08h44 | Acessos: 2108

União para vencer desafios em prol de Educação, da Ciência e da Tecnologia foi o tom da  abertura oficial do ConectaIF – evento organizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), que teve início nesta segunda, dia 18, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O reitor do IFB, Wilson Conciani, agradeceu a Rede Federal, o Governo do DF – parceiro na realização, as instituições públicas e privadas que abraçaram o evento e fez homenagens a alguns profissionais como representantes de todos os servidores e alunos envolvidos na organização do ConectaIF 2017. “São 23 eventos satélites simultâneos e se, em tempo de desafios, estamos realizando estas ações é por causa da união dos que acreditam, nós e todos os nossos parceiros”, disse.

Em sua fala, Conciani analisou o novo momento que a sociedade está passando e argumentou o que a Conexão (tema do evento) tem neste diferencial. “O tempo é por movimentos por mais qualidade de vida em todas as áreas. E o que desejamos é fazer também um movimento educacional diferente, profundo, bem cuidado e com capacidade para oferecer mais do que a qualificação profissional. Que cada um conquiste a capacidade da articulação social. Este evento representa esse novo papel de integração. O futuro depende só de nós e ninguém pode ficar de fora, nem o que não ouve, nem o que não vê, o autista e aquele que acha que não está mais na idade de estudar”, salientou.

“Saúdo a maior inovação da educação brasileira que são os Institutos Federais. São mais arejados que outras instituições porque são menos herméticas. Os IFs dão ao País a ciência como precisamos no século 21, a que dá oportunidade para materializar as possibilidades dos nossos alunos”, enfatizou Júlio Gregório, secretário de Educação do Distrito Federal.

Representando a iniciativa privada apoiadora do ConectaIF, a empresária Andreza Nunes, da Cidepe – Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa – disse da importância em estar em uma atividade que reúne todos os públicos.

O secretário adjunto de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Tiago Coelho, destacou que eventos como o ConectaIF, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a Campus Party auxiliam a melhorar os índices positivos da C&T no Brasil.

Os deputados distritais Israel Batista e Joe Valle, reforçaram que o Instituto Federal é o exemplo da verdadeira Rede do Bem. “Quem diz que ama o País tem que priorizar a educação”, disse Joe.

O governador Rodrigo Rollemberg aproveitou para fazer um balanço dos avanços e anunciou que em breve serão lançados novos editais para impulsionar projetos de pesquisa e inovação. Ele também citou o Biotic – Parque tecnológico de Brasília e reforçou a importância do Instituto Federal de Brasília para todas as regiões do Distrito Federal.

 

Palestra de Abertura                       

Após o momento solene de abertura, a conexão continuou sendo o assunto central do debate, com a palestra “Inovação e oportunidade com a transformação digital”, proferida por Rogério Boros, gerente senior de Desenvolvimento de Negócios da Microsoft na América Latina.

Para o palestrante, o mundo está passando um momento de transição, onde tudo está conectado e as pessoas, principalmente os jovens, tem que assumir um papel de protagonismo nessa nova era.

"Quando uma empresa está fora desse ambiente, dessa conexão, ela perde clientes. Da mesma forma somos nós, quando a gente fica fora dessas conectividades, também acabamos ficando um pouco trás", analisa o palestrante.

Para Rogério, a transformação digital da educação é uma grande arma para empoderar estudantes, professores e instituições e fazer disso um instrumento de mudança na nossa sociedade.

"Quando a gente quer, as novas tecnologias nos dão o poder de transformar os problemas do mundo. Podemos mudar, para melhor, a vida de milhões de pessoa. Basta querer”, finaliza Boros.

 

Programação

O ConectaIF acontece das 9h às 21 horas com oficinas de qualificação, projetos de inovação, mostra de arte e cultura, desafios de ideias, diálogos educacionais e muito mais. Todas as atividades são gratuitas. O evento encerra no sábado, dia 23 de setembro, ao meio-dia.

Veja mais fotos da abertura do ConectaIF 2017, no perfil do IFB no facebook.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página