Página inicial > Reitoria > IFB e IFES lançam de pré-incubação de projetos

IFB e IFES lançam de pré-incubação de projetos

Criado: Quinta, 21 de Setembro de 2017, 09h01 | Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2017, 09h01 | Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2017, 09h03 | Acessos: 1542

Nos próximos dias, 40 professores e alunos do Instituto Federal de Brasília (IFB) estarão iniciando a pré-incubação de projetos inovadores. A ação é uma parceria do IFB com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) lançado na manhã desta quarta, dia 20, no ConectaIF 2017, evento que está acontecendo no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

A capacitação terá 160 h/aulas e será ministrada pelo IFES pela plataforma Moodle (educação a distância). Os inscritos já foram selecionados, tendo passado pela Fábrica de Ideias (Fabin) do ano passado.

A pró-reitora de Pesquisa e Inovação do IFB, Profa.Luciana Massukado, explica que nesta fase é como se fosse um hotel de projetos.

“É o momento de fazer plano de negócio, estudar a concorrência, planejar. Quando o curso terminar é que cada um irá decidir se irá empreender e quando então vem a fase da incubadora”, explicou, reforçando que hoje muitas empresas oriundas de incubadoras acabam depois apoiando novos empreendimentos para continuar no ecossistema de inovação e conhecimento que as instituições de ensino oferecem.

Experiência

No lançamento do projeto de pré-incubação o diretor de Extensão Tecnológica do IFES, Rodolpho Rangel, contou que a instituição iniciou suas primeiras ações há 10 anos. Em 2009 conseguiu seu primeiro financiamento, mas foi há um ano que ganhou estrutura e legalização como Rede.

O Programa do IFES reúne hoje 13 Núcleos de Inovação, tem oito ações incubadas e a média de 120 projetos em pré-incubação. “Porque acreditamos que a inovação só se concretiza com a sociedade e o mercado”, explicou o gestor.

Acompanhe todas as notícias do ConectaIF pelo site: conectaif.ifb.edu.br.