Página inicial > Reitoria > IFB abre Consulta Pública sobre texto do Projeto Pedagógico Institucional

IFB abre Consulta Pública sobre texto do Projeto Pedagógico Institucional

Criado: Terça, 26 de Setembro de 2017, 09h54 | Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2017, 09h54 | Última atualização em Terça, 03 de Outubro de 2017, 16h32 | Acessos: 1384

O Instituto Federal de Brasília abre, nesta terça-feira, 26 de setembro, consulta pública sobre o texto preliminar do Projeto Pedagógico Institucional. Docentes, técnicos, discentes, comunidade e gestores podem contribuir, até 1º de outubro, com o documento, que tem o objetivo de sintetizar as concepções que fundamentam o cumprimento da missão institucional do IFB.

Para contribuir, os interessados deverão ler o documento e acessar o formulário eletrônico para encaminhamento das contribuições.

Histórico

Desde o início de julho de 2016, estão sendo realizados estudos sobre o PPI aprovado em 2012. Para dar início aos trabalhos de revisão do documento, foi dado prosseguimento ao trabalho já iniciado no primeiro semestre de 2016, de análise e avaliação do atual PPI, aprovado em 2012.

Esse trabalho inicial mapeou os temas e os elementos presentes no PPI 2012 e organizou-os por princípios e eixos temáticos, e sugeriu alterações – inclusão e revisão de informações - no novo documento. A continuidade desse trabalho foi realizada por meio do conhecimento da realidade do IFB, junto à comunidade acadêmica, relacionada a cada um dos temas identificados no estudo inicial, realizado pela Pró-Reitoria de Ensino (PREN).

Comissão de Revisão do PPI

Em setembro de 2016, foi publicada a Portaria nº 2.556, de 22 de setembro de 2016, instituindo a comissão de sistematização e de revisão do PPI do Instituto Federal de Brasília (IFB), composta pelos servidores Mara Lúcia Castilho, Ana Carolina dos Santos, Cláudio Nei da Silva, Giano Copetti, Gustavo Aureliano, Giovanna Tedesco e Lucas Lira, para atuar no período de 1º de agosto de 2016 a 31 de julho de 2017.

Posteriormente, as servidoras Raline Cardoso e Cristiane Salgado passaram a integrar o grupo substituindo Gustavo Aureliano e Giano Copetti, respectivamente.

Início dos trabalhos

Desde o dia primeiro de agosto de 2016, as informações referentes aos temas “princípios”, “ensino”, “pesquisa” e “extensão” encontradas no Estatuto, no Regimento Geral, no PPI, no PDI e em resoluções diversas do IFB foram analisadas para que a Comissão tivesse conhecimento sobre a unidade das informações.

Esse trabalho possibilitou a identificação de algumas demandas relacionadas a ajustes dos textos de documentos como, por exemplo, o estatuto e o regimento interno do IFB. Há diversas normativas ao longo do período compreendido entre 2010 e 2016 que alteraram os textos desses dois documentos, porém os textos encontrados no portal da Instituição e demais ambientes virtuais e físicos do IFB ainda são os primeiros textos aprovados em 2009.

Visita aos campi
Durante as visitas aos campi, foi realizado debate da proposta dos princípios norteadores das ações no âmbito do IFB. A organização da proposta final desses princípios foi realizada após análise das propostas enviadas à Comissão pelos campi.

As visitas aos campi foram encerradas em março de 2017 e, a partir de então, a Comissão revisou a proposta dos princípios do IFB e encaminhou demanda para as pró-reitorias enviarem os textos de fundamentação das políticas do IFB.