Página inicial > Reitoria > Parcerias garantem sucesso do ConectaIF 2017

Parcerias garantem sucesso do ConectaIF 2017

Criado: Sexta, 29 de Setembro de 2017, 09h04 | Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2017, 09h04 | Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2017, 13h11 | Acessos: 1198

Como realizar um grandioso evento em um cenário de severos cortes no orçamento? Foi este o maior desafio enfrentado pela comissão organizadora do ConectaIF 2017: fazer com que o contingenciamento dos gastos públicos não atingisse a execução do maior evento do calendário acadêmico do Instituto Federal de Brasília (IFB).

A primeira medida – e a mais importante – foi ir em busca de apoios, como a do Governo do Distrito Federal (GDF) que cedeu, gratuitamente, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, um dos principais espaços de eventos e um dos cartões postais do Distrito Federal. Atualmente, a locação do espaço por sete dias gira em torno de 800 mil reais.

Além do GDF, o IFB conseguiu patrocínio de três empresas e apoio de outras 35 instituições, dos mais diversos ramos e setores do Distrito Federal.

“O ConectaIF 2017 praticamente foi bancado por empresas parceiras e não por patrocinadores. Só três empresas colocaram dinheiro (patrocínio) por meio de uma parceria que nós fizemos com o CONIF. Mas nós tivemos muitas empresas que colocaram recursos à disposição. A Marinha, por exemplo, cedeu pessoal; outras, deram refeições para os estudantes/monitores; outras, pagaram por partes da infraestrutura, como o SABIN que pagou por todas as cortinas. Enfim, foram 35 empresas que deram alguma contrapartida para que o evento pudesse acontecer”, comenta o reitor do IFB, Wilson Conciani.

No total, o evento teve um público de mais de 50 mil pessoas e foi aprovado pela comunidade interna e externa do IFB. "O ConectaIF 2017 foi sensacional e ofereceu oportunidades de interação entre os campi, além de oportunidades de pesquisas e inovações”, avaliou a professora Ana Teresa, do Campus Riacho Fundo.

A aluna Cida Oliveira, do curso Técnico de Edificações do Campus Samambaia, também avaliou, positivamente, o ConectaIF 2017. “Foi a primeira vez que participei e achei tudo muito interessante. É até difícil mensurar a quantidade de ideias e de situações que vivenciamos, aprendemos e conhecemos no evento, ” finaliza a estudante.

O orçamento investido pelo IFB no evento desde ano foi metade do valor investido no ConectaIF 2016.

“O que deixa a gente bastante satisfeito é que muitas outras empresas que passaram pelo ConectaIF 2017 nos procuraram querendo estar presente em 2018. Isso mostra que o modelo adotado deu certo e que, ano que vem, teremos um evento ainda melhor, seguindo a tendência de trabalhar quase que exclusivamente com recursos externos”, espera Conciani.