Página inicial > Reitoria > Inscrições abertas para o 5º Desafio de Projetos

Inscrições abertas para o 5º Desafio de Projetos

Criado: Terça, 10 de Outubro de 2017, 19h22 | Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2017, 19h22 | Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2017, 19h24 | Acessos: 3394

Estudantes dos cursos superiores do Instituto Federal de Brasília (IFB) podem se inscrever até o dia 19 de outubro na 5ª edição do Desafio de Projetos.   No formato de Hackaton, ou Maratona, equipes multidisciplinares terão na primeira etapa, de apenas um dia, de forma intensiva, para propor suas ideias sobre o tema “Tecnologia Aplicada a Educação”.

Serão selecionadas 16 equipes com cinco membros cada. Elas serão distribuídas em atividades de um dia inteiro no período de 24 a 27 de outubro no estande do IFB na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que este ano acontecerá no Pavilhão de Exposições no Parque da Cidade.

“Cada Desafio avançamos. Teremos nesta edição uma nova metodologia. Em parceria com a empresa 8cinco vamos dinamizar ainda mais nosso evento com capacitações para os alunos-participantes. E o tema escolhido visa mostrar que a postura empreendedora cabe em todos os assuntos,  inclusive na Educação”, explicou a coordenadora do Desafio de Projetos do IFB, Profa. Rejane Vago.

Ao se inscrever o aluno de uma das modalidades de cursos superiores do Instituto (licenciatura, tecnologia ou bacharelado) deverá autodeclarar seu estilo. Se Geek (fã de tecnologia, eletrônica, jogos, histórias em quadrinhos, livros, filmes, animes e séries), Hipster (com estilo próprio, gosta de antecipar tendências baseadas em padrões estéticos, de consumo e de comportamento não convencionais), Socializer (se adapta muito facilmente e possui um senso de humor capaz de promover audiência e captar a atenção do público com facilidade) ou Boss (possui visão estratégica eficiente e se sente confortável quando está responsável por uma equipe).

“No dia 20 iremos organizar as equipes misturando perfis e diversificando áreas de formação e campi. A proposta é que cada equipe saiba que todas as habilidades são necessárias e precisam ser desenvolvidas” explicou Renê Lima, empresário da 8cinco, parceiro desta edição do Desafio.

Oportunidade

Durante a SNCT as equipes irão participar da primeira fase do Desafio, o de Ideação. Nesta etapa serão selecionadas quatro equipes, que serão anunciadas no sábado, dia 28, pela manhã.

Na continuidade, os participantes destas equipes receberão capacitações em atividades semanais na 8cinco. A empresa funciona em um espaço coworking onde circulam iniciativas de mais de 200 empresas. “Nas oficinas eles terão contato com profissionais que irão compartilhar conhecimentos sobre comportamento, gestão, captação de recursos e outros. Depois eles entrarão na terceira etapa, o de prototipagem em uma nova maratona de criação”, adiantou Renê.

O jovem empresário é apaixonado por tecnologia e curioso compulsivo, foi diretor de tecnologia na administração pública, engenheiro de software no mercado publicitário, membro do Comitê Gestor de Internet no Brasil e conselheiro da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Hoje lidera uma equipe multicultural e se dedica à criação de soluções disruptivas de transformação digital.

Clique aqui no formulário:  5º Desafio de Projetos