Página inicial > Reitoria > IFB prepara intensas atividades educativas para a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

Criado: Quinta, 19 de Outubro de 2017, 17h19 | Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2017, 17h19 | Última atualização em Quinta, 19 de Outubro de 2017, 18h13 | Acessos: 1371

Na próxima semana, de 23 a 29 de outubro, o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade vai abrigar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2017 e o Instituto Federal de Brasília (IFB) estará lá participando intensamente e oferecendo para o público exposições de trabalhos inovadores, oficinas, maratona de ideias sobre Tecnologias Aplicadas à Educação, distribuição de livros para escolas públicas e muito mais.

O Laboratório Móvel de Robótica da e-Tec Brasil do IFB estará instalado no local. No estande central do Ministério da Educação, estudantes e servidores dos campi Riacho Fundo, Planaltina e Brasília estarão ofertando oficinas de Cerveja Artesanal, Brigadeiros Gourmet, Cupcake com Casca de Banana, Brigadeiro do Cerrado, Bolos Espelhados, Introdução à Cozinha Chinesa e Oficina de Lanche Saudável.

No espaço estarão expostos ainda uma mostra de projetos vencedores dos editais da FABIN – Fábrica de Ideias Inovadoras, como o Eletrocardiógrafo Bluetooth, MorfoBlocos, Estufa Inteligente e mais 12 protótipos de criações que futuramente poderão facilitar o dia-a-dia da população em diversas áreas.

Alunos dos cursos superiores do IFB de Tecnologias, Licenciaturas e Bacharelado estarão participando da quinta edição do Desafios de Projetos, de 24 a 27 de outubro, também no espaço do IFB na SNCT. Nesta etapa, no estilo maratona, eles terão pouco tempo para idealizar respostas sobre o tema Tecnologias Aplicadas à Educação. Os vencedores serão anunciados no dia 28, sábado, e o prêmio ofertado pela “8cinco” – empresa parceira da iniciativa – será uma intensa capacitação preparatória para a fase final das propostas.

A editora do IFB estará expondo seu catálogo de publicações e formalizando doações de livros para as escolas públicas. E o Campus Samambaia estará exibindo produtos dos cursos técnicos de Design e Produção Moveleira.

MatematizAção

Como o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano é “A Matemática está em tudo”, o Campus Ceilândia do IFB estará descentralizando atividades sobre o tema e na mesma semana (de 25 a 27 de outubro) estará ofertando atividades gratuitas ligadas a divulgação e popularização da matemática.

No evento “MatematizAção” o campus ofertará 21 sessões de “Math Escape Room”, uma adaptação do jogo cênico intitulado “Escape Room” – popular no Japão, Estados Unidos e em vários países da Europa – em que equipes participantes ficam em um quarto fechado desvendando diferentes enigmas para poder salvar o planeta.

O público encontrará ainda os jogos "Trilha de Enigmas" e "Pense e Ação", uma oficina de criatividade e poderá participar do stand show “Matemática e KrÚ da Vida”, com o professor Saulo Boni.