Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reúne alunos e docentes do IFB em busca de soluções educacionais
Início do conteúdo da página

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reúne alunos e docentes do IFB em busca de soluções educacionais

Criado: Terça, 24 de Outubro de 2017, 18h35 | Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2017, 18h35 | Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2017, 14h05 | Acessos: 1361

Este ano, o Instituto Federal de Brasília ocupa cerca de 450 metros, no estande do Ministério da Educação/MEC, com uma série de atividades interativas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - 2017. No segundo dia de evento, além dos menus gastronômicos produzidos pelos estudantes do IFB Campus Riacho, onde foi servido ao público receitas como o "Brigadeiro Gourmet", um dos pontos altos foram as atividades do 5º Desafio de Projetos. 

Mais uma vez, estudantes e docentes do IFB estão mobilizados para apresentar soluções de negócios, só que desta vez a proposta é para a área educacional. Hippster, Socializer, Boss e Geek são exemplos de perfis a serem identificados entre os estudantes do IFB para formação das equipes. Para quem não conhece os termos, os Hippsters representam aqueles que conhecem as tendências de mercado, os Socializers são os facilitadores de comunicação, já os Geeks são os que estão mais por dentro das tecnologias e, os Boss são os responsáveis pelo planejamento e liderança das equipes. 

José Melo, aluno do curso de Tecnologia em Gestão Pública do Campus Brasília e, Isabella Ferreira, Fernanda Santos e Julyane Silva Neves, alunos de Letras em Inglês, do Campus Riacho Fundo estão defendendo o desenvolvimento de uma plataforma contra a evasão escolar. "A ideia é manter o interesse dos alunos nos conteúdos e promover a autonomia estudantil. O sistema vai compartilhar informações e conhecimento para o Ensino Médio em geral, com o uso de conteúdos midiáticos e grupo de estudos", explica Isabella. 

Já os alunos do Campus Gama e Campus Taguatinga estão trabalhando em técnicas de gratificação para implementação no Ensino Fundamental. Neste caso, a proposta  é despertar o interesse dos alunos em uma plataforma interativa com conceitos como interatividade, alcance de objetivos, trabalho em equipe, linguagem tecnológica e resolução de problemas. O trabalho está sendo desenvolvido por Camila Alves, Oscar Mendes, Tânia Ferreira e Luiz Fernando, dos cursos de Tecnólogo em Automação Industrial, Ciências da Computação e Tecnólogo em Logística. 

Entre os monitores estão professores do IFB, parceiros e consultores, como Luiz Fernando Viana, professor do IFB Campus Gama, Renato Lopes do Fnde, Paula Schlemper professora do IFB Campus Samambaia, Rene Lima, empresa parceira 8 cinco e André Bellinati, professor do IFB Campus Riacho Fundo. Até sábado serão definidas às equipes finalistas que participarão da final de uma das etapas do Desafio de Projetos. 

Na programação da semana, outro destaque está na conferência que busca responder a pergunta: "Há Matemática está em tudo?", proferida pelo professor de Física, Eryc Leão, do IFB Campus Taguatinga, no projeto "Circuito de Ciências", da Secretaria de Educação do Distrito Federal/SEDF. A atividade acontece no dia 26/10, nos horários das 10h30 e das 15h30 e, no dia 27/10, às 9 horas.  São 80 vagas e as inscrições podem ser feitas aqui. 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página