Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > IFB sediará Conferência Distrital do Meio Ambiente em novembro
Início do conteúdo da página

IFB sediará Conferência Distrital do Meio Ambiente em novembro

Criado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 13h00 | Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 13h00 | Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2017, 13h00 | Acessos: 1186

O Instituto Federal de Brasília (IFB) irá sediar a Conferência Distrital do Meio Ambiente nos dias 24, 25 e 26 de novembro, no Campus Brasília. Desde junho aconteceram pré-conferências nas regiões administrativas do Distrito Federal.

A Conferência tem o objetivo de fortalecer as instâncias participativas e de formulação das políticas ambientais, como o Conselho de Meio Ambiente do Distrito Federal e do Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal e é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Distrito Federal, com o apoio do IFB.

No dia 3 de junho o Campus São Sebastião sediou a etapa prévia que reuniu moradores das comunidades do Paranoá, Itapoã, Jardim Botânico e São Sebastião. Em 24 de junho foi a vez da região das comunidades de Sobradinho I e II, Fercal e Planaltina e a conferência aconteceu no Campus Planaltina. No dia 8 de julho a reunião foi dos moradores do Recanto das Emas, Gama e Santa Maria e aconteceu no Campus Gama. Em agosto, no dia 05, as regiões administrativas de Vicente Pires, Águas Claras, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Estrutural/SCIA, Riacho Fundo I e II participaram da conferência que aconteceu no Campus Estrutural.  No dia 16 de setembro as comunidades do Park Way, Lago Norte, Varjão, Lago Sul, Sudoeste/Octogonal, Cruzeiro, Guará/SIA e Plano Piloto participam no Campus Brasília. E no dia 7 de outubro, os representantes da Samambaia, Taguatinga, Brazlândia e Ceilândia participaram da conferência prévia no Campus Samambaia. 

Água é o tema a Conferência Distrital do Meio Ambiente deste ano. Em tempo de grande escassez e racionamento da água, a participação nas ações prévias foi intensa. A pauta foi agrupada em seis eixos principais: gestão territorial e gestão hídrica; usos econômicos da água; educação ambiental, cidadania e participação; biodiversidade e cerrado; clima; resíduos sólidos, saneamento e saúde.

Para a etapa distrital representantes habilitados nas pré-conferências vão colaborar com a elaboração final de documento tendo como base regimento elaborado pelas contribuições gerais.

Fórum Mundial

Em março de 2018 Brasília sediará o Fórum Mundial da Água, o maior evento global sobre o tema.  O evento é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra".

A Organização internacional reúne cerca de 400 instituições relacionadas à temática de recursos hídricos em aproximadamente 70 países. O Conselho é composto de representantes de governos, da academia, sociedade civil, de empresas e organizações não governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas com o tema água.

O Fórum é organizado a cada três anos. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa. Em 2018 a 8ª edição do Fórum ocorrerá pela primeira vez no hemisfério sul.

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página