Página inicial > Reitoria > Desafio de Projetos anuncia Ideias vencedoras para próxima etapa

Desafio de Projetos anuncia Ideias vencedoras para próxima etapa

Criado: Domingo, 29 de Outubro de 2017, 13h15 | Publicado: Domingo, 29 de Outubro de 2017, 13h15 | Última atualização em Domingo, 29 de Outubro de 2017, 13h15 | Acessos: 1451

Quatro equipes de estudantes de cursos superiores de vários campi do Instituto Federal de Brasília (IFB) foram selecionados para segunda etapa do 5º Desafio de Projetos. Os vencedores da primeira etapa da maratona de ideias irão agora participar de quatro workshops ofertados pela 8cinco, empresa parceria desta edição, e depois passarão por mais uma disputa intensiva para transformarem suas ideias em negócios.

O resultado deste 5º desafio foi anunciado na manhã deste sábado, 28, no estande do Ministério da Educação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no pavilhão de exposições do Parque da Cidade.

Ao todo 11 equipes (68 estudantes) participaram esta semana de apresentações, mentorias e produções livres.  Além do empresário Renê Lima, que coordenou esta edição do projeto, 12 professores do IFB e um colaborador do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) auxiliaram os estudantes com orientações sobre o tema Tecnologias Aplicadas à Educação.

Os participantes vencedores são das mais diversas áreas dos cursos superiores que o IFB oferece: licenciaturas, tecnologias e bacharelado. A diversidade de campi e cursos como Letras Inglês, Design de Modas, Sistemas para Internet, Gestão Pública, Automação Industrial e outros enriqueceu a idealização.

A próxima etapa de capacitação inicia já no próximo dia 31, quando os participantes terão uma formação com a BR Office - Escritório Virtual, a convite da 8cinco na coworking que eles trabalham. Depois de amadurecerem as ideias partirão para a prototipagem. A última desta 5ª edição está agendada para os dias 11 e 12 de novembro quando participarão da Startup Weekend.

A cada nova edição, o Desafio de Projetos avança. Desta vez os candidatos auto-apresentaram seus perfis e foram misturados visando ampla convivência com o diferente. O novo modelo foi bem avaliado pelos participantes. “Eu já estava amando só em participar. Ter integrado um grupo selecionado me deixou ainda mais empolgada”, contou Camila Ribeiro, estudante de Ciências da Computação do Campus Taquatinga.

E não houve dificuldades para quem apostou na iniciativa. A estudante  Anna Alice, do curso de Design de Moda, está amamentando e levou seu bebê a tira colo. Com o apoio de um tio, ela conseguiu participar e ainda integrar um dos grupos que teve as ideias selecionadas. “Foi muito mais enriquecedor do que eu esperava. Saio desta primeira etapa me sentindo capaz e animada em empreender”, disse.

Conheça as ideias vencedoras da primeira etapa:

“Aplicativo que permite realizar simulação de experimentos e reações químicas para enriquecer o ensino de química em escolas onde não há laboratório disponível” – alunos Anna Alice Silva Sousa, Camila Ribeiro Rodrigues, Isaac Firmino Rebelo Nogueira, Nayara Cristina da Silva e Vitor Hugo da Silva Costa.

“Ambiente Virtual de Aprendizagem que permite a criação e socialização de conteúdo de matemática voltado para estudantes com discalculia (um tipo de transtorno de aprendizagem) – alunos Clarissa Alves Martins, Denisson Pinho de Araujo, Jaílson Rodrigues da Silva e Franciele Oliveira de Moura.

“Plataforma multicanal onde o professor será protagonista na criação e socialização de conteúdo e práticas pedagógicas” – alunos Brunno França de Oliveira, Dayne Maria Ribeiro Santana, Jefferson Teixeira Santana e Wesley Tenorio Monteiro dos Santos.

“Plataforma digital para que os estudantes possam compartilhar experiências, construir e socializar e conhecimento e estimular a participação familiar” - Fernanda Santos Teixeira, Isabella Ricardo Ferreira Bispo, José Melo Rodrigues de Castro e Julyane Silva Neves de Oliveira.