Página inicial > Reitoria > Balanço do IFB na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 foi de êxito para docentes e alunos

Criado: Segunda, 30 de Outubro de 2017, 10h42 | Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2017, 10h42 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2017, 12h33 | Acessos: 924
O balanço da participação do IFB na SNCT 2017 foi extremamente positivo durante os sete dias de evento. Além da participação efetiva de docentes e alunos de diferentes campi, a responsabilidade de manter uma programação ativa e constante foi cumprida por todos os envolvidos. As experiências vividas por alunos dos cursos de Eventos, Cozinha, Gestão Pública, Química, entre outros cursos tiveram um saldo favorável tanto pela diversidade de opções oferecidas, que foram desde o Desafio de Projetos até a apresentação dos trabalhos da Fábrica de Idéias.

Outro ponto favorável foi a interação dos estudantes de outros institutos e da UnB com os alunos do IFB, o que proporcionou troca de experiências e vivências na programação. A pró-reitora Luciana Massukado considerou muito importante os resultados. "A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia continua sendo um valioso espaço para que alunos e professores possam apresentar seus trabalhos, voltados sempre para solucionar problemas diários do cotidiano. Vamos continuar focados em pesquisa aplicada e, manter o contato com a população do DF. Mais uma vez, o IFB fez uma excelente apresentação contando com a dinâmica dos professores tanto na área de serviços como nas novas tecnologias. Temos certeza que o conceito de Educação Profissional foi reforçado durante esses dias", afirmou.

Destaque: Curso Técnico de Cozinha e Panificação do IFB leva  proposta saudável a SNCT 2017

A participação nas atividades da SNCT 2017 de docentes e alunos do Campus Riacho Fundo foi de destaque para o público visitante. Durante todos os dias, atividades gastronômicas foram realizadas por professores e monitores, com receitas voltadas para uma alimentação saudável e nutritiva. Tapioca recheada, biscoite de queijo funcional e sanduíches naturais foram só alguns dos preparos que aconteceram no espaço do Instituto Federal de Brasília.

Docentes do Campus Riacho Fundo, como os professores Maira Palmeira, Breno Oliveira, Marilene Teodoro e Ana Teresa acompanharam cerca de dez alunos dos cursos de Cozinha e Panificação na programação. O objetivo principal de participar da semana foi apresentar os cursos técnicos e fazer a divulgação do campus e, com isso foram preparadas opções mais rápidas de receitas.

Desenvolvida pela docente Marilene Teodoro, as receitas de Cupcakes de Banana e Brigadeiro do Cerrado foram receitas que chamaram a atenção tanto pelo sabor quanto pela questão nutritiva. Os cupcakes de banana são uma proposta de reaproveitamento da fruta em sua totalidade, produzidos com a casca da banana. Já os brigadeiros são feitos das frutas do cerrado, como mangaba, cajuzinho do cerrado e cagaita. "Acredito que o Campus Riacho Fundo conseguiu passar sua mensagem no evento de aproveitar o alimento como um todo. Nossa preocupação como gastrólogos é de oferecer uma alimentação rica em nutrientes e com bela apresentação", explicou entusiasmada.

Ana Teresa Bandeira e  Elisângela Aragão, respectivamente professora e aluna do Curso Subsequente de Cozinha do IFB, estiveram a frente, no sábado dia 28, do preparo de sanduíches naturais. Lanches para escola e opções saudáveis para as crianças foi o foco da proposta. Um público de 50 pessoas participou da oficina assistindo e interagindo no formato de uma roda de conversa. País e filhos tiveram de oportunidade de esclarecer dúvidas sobre alimentação saudável e ter acesso a novas opções para a lancheira das crianças. O público também degustou água saborizada de limão e hortelã.

"Convidamos  pais e alunos a fazer a seu próprio alimento e fugir dos preparados vendidos nos mercados com conservantes. O hábito pode ser tornar algo bem simples no dia a dia, o que certamente é uma possibilidade muito mais saudável para todos", contou a professora.

Confira receita/ Sanduíches Naturais:
- Ingredientes
Pão integral
Frango desfiado
Cenoura ralada
Uvas passas sem caroço
Salsão em rodelinhas
Maça verde em cubinhos
Salsinha picadinha
1 colher bem cheia de mostarda
Maionese o suficiente (quanto baste)
Pimenta preta e caso precise um pouco de sal
- Para o Caldo curto de legumes:
1 cebola
1/2 cenoura
2 talos de salsão
2 peitos de frango

Modo de Preparo:
Em uma panela de pressão colocar o frango e as hortaliças cortadas em rodelas e levar a pressão por 25/30 minutos.
Desfiar e reservar apenas o frango.
Misturar todos os ingredientes em um bowl e rechear os sanduíches.
OBS: O líquido pode ser congelado e usado como caldo depois em outros preparos.
Outras opções de recheio: atum, beterraba ralada, azeitonas, ricota e requeijão