Balanço do IFB na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 foi de êxito para docentes e alunos

Outro ponto favorável foi a interação dos estudantes de outros institutos e da UnB com os alunos do IFB, o que proporcionou troca de experiências e vivências na programação. A pró-reitora Luciana Massukado considerou muito importante os resultados. "A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia continua sendo um valioso espaço para que alunos e professores possam apresentar seus trabalhos, voltados sempre para solucionar problemas diários do cotidiano. Vamos continuar focados em pesquisa aplicada e, manter o contato com a população do DF. Mais uma vez, o IFB fez uma excelente apresentação contando com a dinâmica dos professores tanto na área de serviços como nas novas tecnologias. Temos certeza que o conceito de Educação Profissional foi reforçado durante esses dias", afirmou.
Destaque: Curso Técnico de Cozinha e Panificação do IFB leva proposta saudável a SNCT 2017
A participação nas atividades da SNCT 2017 de docentes e alunos do Campus Riacho Fundo foi de destaque para o público visitante. Durante todos os dias, atividades gastronômicas foram realizadas por professores e monitores, com receitas voltadas para uma alimentação saudável e nutritiva. Tapioca recheada, biscoite de queijo funcional e sanduíches naturais foram só alguns dos preparos que aconteceram no espaço do Instituto Federal de Brasília.
Docentes do Campus Riacho Fundo, como os professores Maira Palmeira, Breno Oliveira, Marilene Teodoro e Ana Teresa acompanharam cerca de dez alunos dos cursos de Cozinha e Panificação na programação. O objetivo principal de participar da semana foi apresentar os cursos técnicos e fazer a divulgação do campus e, com isso foram preparadas opções mais rápidas de receitas.
Desenvolvida pela docente Marilene Teodoro, as receitas de Cupcakes de Banana e Brigadeiro do Cerrado foram receitas que chamaram a atenção tanto pelo sabor quanto pela questão nutritiva. Os cupcakes de banana são uma proposta de reaproveitamento da fruta em sua totalidade, produzidos com a casca da banana. Já os brigadeiros são feitos das frutas do cerrado, como mangaba, cajuzinho do cerrado e cagaita. "Acredito que o Campus Riacho Fundo conseguiu passar sua mensagem no evento de aproveitar o alimento como um todo. Nossa preocupação como gastrólogos é de oferecer uma alimentação rica em nutrientes e com bela apresentação", explicou entusiasmada.
Ana Teresa Bandeira e Elisângela Aragão, respectivamente professora e aluna do Curso Subsequente de Cozinha do IFB, estiveram a frente, no sábado dia 28, do preparo de sanduíches naturais. Lanches para escola e opções saudáveis para as crianças foi o foco da proposta. Um público de 50 pessoas participou da oficina assistindo e interagindo no formato de uma roda de conversa. País e filhos tiveram de oportunidade de esclarecer dúvidas sobre alimentação saudável e ter acesso a novas opções para a lancheira das crianças. O público também degustou água saborizada de limão e hortelã.
"Convidamos pais e alunos a fazer a seu próprio alimento e fugir dos preparados vendidos nos mercados com conservantes. O hábito pode ser tornar algo bem simples no dia a dia, o que certamente é uma possibilidade muito mais saudável para todos", contou a professora.
Confira receita/ Sanduíches Naturais:
- Ingredientes
Pão integral
Frango desfiado
Cenoura ralada
Uvas passas sem caroço
Salsão em rodelinhas
Maça verde em cubinhos
Salsinha picadinha
1 colher bem cheia de mostarda
Maionese o suficiente (quanto baste)
Pimenta preta e caso precise um pouco de sal
- Para o Caldo curto de legumes:
1 cebola
1/2 cenoura
2 talos de salsão
2 peitos de frango
Modo de Preparo:
Em uma panela de pressão colocar o frango e as hortaliças cortadas em rodelas e levar a pressão por 25/30 minutos.
Desfiar e reservar apenas o frango.
Misturar todos os ingredientes em um bowl e rechear os sanduíches.
OBS: O líquido pode ser congelado e usado como caldo depois em outros preparos.
Outras opções de recheio: atum, beterraba ralada, azeitonas, ricota e requeijão
Redes Sociais