Página inicial > Reitoria > IFB inicia cursos de Idiomas em sistema semi-presencial

IFB inicia cursos de Idiomas em sistema semi-presencial

Criado: Terça, 14 de Novembro de 2017, 09h44 | Publicado: Terça, 14 de Novembro de 2017, 09h44 | Última atualização em Terça, 14 de Novembro de 2017, 09h49 | Acessos: 4071

O Instituto Federal de Brasília (IFB) iniciou nesta segunda-feira, 13 de novembro, três cursos de idiomas - Inglês, Espanhol e Português para Estrangeiros pelo sistema de educação a distância semi-presencial. Foram ofertadas 450 vagas totalmente gratuitas pelos campi Brasília, Ceilândia e Riacho Fundo. Cada curso possui 200 horas/aulas, sendo 10 por semana – oito pela plataforma Moodle com conteúdo transmídia e duas horas presenciais uma vez por semana.

A solenidade da aula inaugural reuniu todos os novos alunos no auditório do Campus Brasília.  As boas-vindas foram dadas pelo diretor Geral do Campus Riacho Fundo, Prof. Sérgio Gomes, representando os demais diretores, pela Profa. Cristiane Bonfim – assessora de EaD do Campus Brasília e pelo reitor em exercício, Adilson Araújo, que explicou o que é o Instituto e a Rede Federal e destacou as muitas oportunidades oferecidas. “Estamos nos melhores lugares nas pesquisas educacionais, a exemplo do PISA, método de avaliação adotado pelos países mais desenvolvidos. Este é só o primeiro passo de vocês dentro do IFB, queremos participar mais de suas vidas e formação”, disse ele.

Em seguida, o coordenador dos cursos, Prof. Junio César, explicou com detalhes o Programa e-Tec Idiomas, desenvolvido de forma colaborativa pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica atendendo demanda do Conselho de Dirigentes da Rede (Conif) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). Os materiais didáticos oferecidos pela plataforma foram coordenados pelos Institutos do Rio Grande do Norte – IFRN (Espanhol), Ceará – IFCE (Inglês) e Sul-riograndense – IFSul (Português para Estrangeiros), pensando em atender aqueles que buscam mobilidade internacional, proficiência e ampliar o conhecimento de outras culturas.

Complementando a apresentação, a Profa. Rute Bicalho, também da EaD do IFB, falou aos alunos sobre dicas para que tenham disciplina e organizem agenda de estudos.

Os professores que irão ministrar as aulas presenciais também se apresentaram na aula inaugural – Clara Bonfim, Edson e Samantha (Espanhol, Inglês e Português/Brasília), Vanessa e Monique (Espanhol/Ceilândia), Gabriela (Inglês/Riacho Fundo)

Expectativas

Cinquenta vagas do e-Tec Idiomas do Instituto Federal de Brasília foram destinadas aos estrangeiros que vivem no Brasil.  Os amigos haitianos Ricot Excellent e Danae Norisca estão entre eles. Ricot, 31, é pintor profissional. Chegou ao Brasil em 2011 e ainda não está trabalhando no que de melhor sabe fazer. “Hoje sou servente em construção. Aprendendo a me comunicar mais, acredito que conseguirei chegar onde quero”, contou.

Já Danae, 32, está há apenas três meses no Brasil e não fala português. Ela é decoradora de lojas e tem experiência com o comércio. Do Haiti ela vem com o domínio da língua crioula e do francês e agora quer aprender o português brasileiro para consolidar sua nova vida no País que a acolheu.