Página inicial > Reitoria > IFB prepara docentes para atuar em cursos profissionalizantes

IFB prepara docentes para atuar em cursos profissionalizantes

Criado: Quinta, 05 de Agosto de 2010, 00h00 | Publicado: Quinta, 05 de Agosto de 2010, 00h00 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2522

O Instituto Federal de Brasília (IFB) capacita professores para atuar em cursos profissionalizantes em unidades de internação de menores que cumprem medidas socioeducativas e alunas em privação de liberdade. Ao todo 60 docentes estão em treinamento, resultado da parceria entre o IFB e as Secretarias: de Justiça e de Segurança Pública e de Educação do Distrito Federal. O curso para os educadores, iniciou em julho e terminará em outubro.

Os formadores desse treinamento vão atuar no Centro de Internação de Adolescentes de Planaltina (Ciap), no Centro de Atendimento Juvenil (Caje), no Centro de Internação de Adolescentes Granja das Oliveiras (Ciago), no Presídio Feminino do Gama. Também serão preparados professores da Escola 02 de Taguatinga Sul.

Em cada unidade deverão ser abertas turmas com 30 vagas do curso de Operador de Microcomputador, direcionado especificamente aos alunos pertencentes às unidades. Os alunos terão ao final do curso, além do Ensino Fundamental, o certificado de Operador de Microcomputador. Serão dois anos de educação profissional que objetivam preparar os alunos para o mercado de trabalho.

Coordenam os trabalhos de capacitação, os professores Luiz Carvalho e Hellen Amorim, lotados da Pró-Reitoria de Ensino do IFB. Hellen Amorim afirma que "é importante o professor perceber a interdisciplinaridade e o desenvolvimento do trabalho coletivo para a construção de projetos, com o intuito de melhorar a aprendizagem e a vida do aluno".

As aulas iniciais para os docentes ocorreram na Escola de Aperfeiçoamento de professores (EAPE) e já estão previstas aulas também no Centro Educacional Gisno e em outros estabecimentos de ensino.