Página inicial > Reitoria > Divulgados os vencedores do V Desafio de Projetos

Divulgados os vencedores do V Desafio de Projetos

Criado: Quinta, 16 de Novembro de 2017, 12h48 | Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2017, 12h48 | Última atualização em Quinta, 16 de Novembro de 2017, 12h50 | Acessos: 1474

No último final de semana, dias 11 e 12 de novembro, foi realizado a última fase do Desafio de Projetos IFB, denominado “Startup Weekend”. A atividade aconteceu no escritório da empresa parceira 8cinco, localizado na área central de Brasília.

As quatro equipes finalistas – selecionadas durante o HACKATHON, ocorrido na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – tiveram 32 horas para trabalhar e apresentar o modelo de gestão e empreendedorismo sobre a ideia desenvolvida.

A equipe vencedora, formada pelos estudantes do IFB Fernanda Teixeira, Isabella Bispo, José Melo de Castro e Julyane de Oliveira, apresentaram o projeto “Plataforma digital para que os estudantes possam compartilhar experiências, construir e socializar e conhecimento e estimular a participação familiar”.

Os estudantes ganharam um curso de 30h “Formação em Gestão de Negócios e Networking”, oferecido pela empresa “Rise – Business Education”.

“A oportunidade dada pelo IFB e a 8cinco aos estudantes do ensino superior neste desafio foi ímpar, pois em poucos dias puderam ter contato com muita gente da área de educação, tecnologia e empreendedorismo, imergindo em um universo atual e muito relevante para a formação pessoal e profissional”, analisa André Bellinati, professor do IFB que auxiliou na construção e coordenação do desafio.

Final

As quatro equipes finalistas participaram, nos dias 31 de outubro e 7 de novembro, de três workshops sobre a “20 lições de vida sobre empreendedorismo”, com Regis Salomão; “Gestão de Negócios e Networking”, com Bruno Oliveira e “Estruturação de negócios e captação de investimento” com Fernando Caiado.

Durante o segundo dia, os integrantes das equipes fizeram um pitch sobre suas ideias aos palestrantes. Logo após, foram submetidos a um sharktank, simulando uma provável negociação com possíveis investidores.

Ao final, as equipes fizeram uma apresentação final de cinco minutos e foram avaliadas pelo professor Bellinati; pela pró-reitoria de Pesquisa e Inovação do IFB, Luciana Massukado; pelo professor da Universidade Católica de Brasília, Diego Nolasco e pelo líder de desenvolvimento de produtos do SICOOB, Eduardo Cheng.

Os critérios de avaliação foram inovação, impacto, mercado, operação e financeiro.