Página inicial > Reitoria > Conferência Distrital do Meio Ambiente 2017

Conferência Distrital do Meio Ambiente 2017

Criado: Terça, 28 de Novembro de 2017, 11h47 | Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2017, 16h37 | Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 16h13 | Acessos: 1005

Aconteceu, nos dias 25 e 26 de novembro, a Conferência Distrital do Meio Ambiente 2017 onde foram apresentadas 30 diretrizes prioritárias norteadoras das políticas de água e meio ambiente no DF. Todas as pré-conferências, com cunho de reuniões preparatórias, foram realizadas nos campi do Instituto Federal de Brasília (IFB). O texto final será encaminhado pela Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário com o objetivo de comprometer as autoridades políticas com a implementação das propostas sugeridas pela sociedade.e também é aberta a toda a sociedade, embora ali a atuação formal é dos delegados credenciados anteriormente. Os participantes são separados em grupos temáticos para qualificar e priorizar as propostas aprovadas nas regionais.

O tema da Conferência 2017 “Cuidando das Águas” foi realizado de forma descentralizada em audiências públicas nas unidades do IFB. Além de ter dado visibilidade as iniciativas inovadoras e boas práticas ligadas ao meio ambiente como um todo, o tema foi tratado de forma transversal com outros seis eixos temáticos: clima; resíduos sólidos, saneamento e saúde; governança, participação e educação; biodiversidade e cerrado; gestão territorial e gestão hídrica, e uso econômico da água.

A proposta apresentada durante à conferência foi de trabalhar o tema fora da lógica restrita da “drenagem urbana”, com a gestão de obras para escoamento das águas até os cursos d’água. É necessário projetar a “gestão das águas das chuvas”, respeitando todo o ciclo da água, desde o escoamento, a infiltração no território e, com isso, a preservação dos aquíferos subterrâneos. E assim, a partir da criação de mecanismos de tratamento e que facilitem sua infiltração no solo, garantir a sobrevivência das nascentes, evitar o assoreamento e a poluição dos rios, e a sociedade incorporar, por definitivo, o entendimento da bacia hidrográfica nas ações de governo e da sociedade.

A proposta da conferência foi chamar todos os atores envolvidos para que cada um, dentro do seu âmbito e alcance, se responsabilize por esse bem vital. O desafio, além de ser responsabilidade somente de governos, exige o engajamento de toda a sociedade.

De junho a outubro, aconteceram as etapas regionais nas unidades do IFB: Gama, Samambaia, São Sebastião foram alguns dos espaços para o tema. Reuniões abertas à comunidade, onde os interessados participaram como observadores ou delegados. Foram seis etapas regionais, em todas as 31 regiões administrativas. Os participantes foram separados em grupos temáticos para qualificar e priorizar as propostas aprovadas nas regionais.

Acompanhe a participação dos alunos do IFB nas conferências por aqui