Instituto Federal de Brasília realiza exposição de artistas armênios
O Instituto Federal de Brasília (IFB) irá realizar, de 06 a 13 de dezembro, a exposição de arte da Armênia, com a presença do artista plástico Chavarch Khatchatrian e do embaixador da Armênia Ashot Galoyan. A solenidade de abertura será dia 06, às 17h30, no Campus Brasília (610 Norte). Depois, a mostra ficará aberta ao público nos dias úteis no horário das 8h às 22h.
Serão expostas cerca de 30 obras - pinturas, gráficos e colagens de Khatchatrian e de outros dois artistas armênios: Armenak Karapetian e Armen khojoyan.
Os autores têm histórias distintas e suas obras refletem o ciclo da vida do homem marcado pelo ritmo do dia e da noite, da lua cheia e da nova, da maré baixa e da alta, das estações do ano, que fazem o homem pensar, refletir, e sentir sobre sua vida, ontem, hoje e amanhã. Os quadros também explicitam a diversidade cultural característica da Armênia.
O encontro artístico tem como objetivo conduzir uma profunda reflexão aos participantes: quem somos e para onde vamos em um universo marcado pela pluralidade e diversidade cultural.
Os artistas armênios
Chavarch Khatchatrian nasceu em Yerevan, em 1957. Ele estudou na Escola de Belas-Artes, em Ierevan, na Armênia. Em 1986 concluiu a Academia de Artes em Vilnius, Lituânia. Atualmente é artista autônomo e escultor em Berlim.
Armenak Karapetian nasceu em Yerevan, em 1959. Possui graduação na Escola de Belas-Artes, em Ierevan, na Armênia. Em 1988 concluiu a Academia de Artes em Ierevan, Armênia. Atualmente é artista autônomo em Praga. Sintetizadas em telas, suas ideias e emoções viajaram pelo mundo e podem ser encontradas em exposições públicas e coleções particulares por diferentes países.
Armen Khojoyan nasceu em Yerevan, em 1959, estudou na Escola de Belas-Artes, Ierevan, na Armênia. Em 1990 concluiu a Academia de Artes em Ierevan, Armênia. Desde 1999 é membro eleito na comissão artística da UNESCO, além de possuir várias exposições na Armênia, e coleções particulares.
Educação e Arte
Segundo a assessora internacional do IFB, professora Edna Azevedo, a arte tem uma linguagem universal, desconhece fronteiras territoriais e aproxima diferentes países. A exposição está aberta ao público e visa impulsionar a apreciação artística e o intercâmbio cultural entre os Países.
Serviços:
Local: IFB – Campus Brasília/ Biblioteca (Setor de Grandes Áreas Norte 610 - Asa Norte, Brasília – DF)
Data: 06 a 13 de dezembro
Horário do evento: 06/12 – 17h30 às 22h
Dia 07 a 13/12 – 08h às 22h
Redes Sociais