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IFB encerra sua participação no Programa Piloto de Formação de Professores Moçambicanos

Criado: Sexta, 15 de Dezembro de 2017, 10h59 | Publicado: Sexta, 15 de Dezembro de 2017, 10h59 | Última atualização em Sexta, 15 de Dezembro de 2017, 12h15 | Acessos: 976

Nos dias 6, 7 e 8 de dezembro foi encerrado o Programa Piloto de Formação de Professores Moçambicanos nas Áreas de Agricultura e Mecanização Agrícola com a participação de trinta professores de instituições agrárias daquele país. Uma parceria entre Brasil e Moçambique resultou em capacitação na área agrícola de professores moçambicanos, que vão atuar em seu país replicando os conhecimentos adquiridos nas instituições de ensino da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira. A cerimônia de encerramento ocorreu nesta quinta-feira, 14, na sede do Ministério da Educação em Brasília, e teve a participação de representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e do governo de Moçambique.

O Instituto Federal de Brasilia (IFB), Campus Planaltina, realizou parte da programação com atividades agrícolas como extensão agrária, irrigação, mecanização agrícola, sanidade animal, sanidade vegetal, sistemas de produção, solos cultivados e tecnologias de produtos agropecuários processados. Durante três meses no Brasil, o grupo de moçambicanos  conviveu com a realidade dos institutos federais, trocou experiências e ampliou conhecimentos em agricultura e mecanização. O conteúdo programático abrangeu diversas áreas. 

Entre os participantes, Osvaldo Venâncio, da província de Manica, formado em Engenharia Agrícola pelo Instituto Politécnico de Manica, comentou sobre essa experiência. "Aqui no Brasil a receptividade foi um ponto muito importante para capacitação de nós, professores. Esse aprendizado todo será replicado em Moçambique e, tenho interesse em retornar ao Brasil para novos programas de capacitação. O contato com a prática neta área foi fundamental e, apesar dos desafios foi possível perceber que com força e determinação os resultados podem ser alcançados. Espero que esses laços internacionais continuem com o Brasil e, que também possamos receber profissionais e nosso país", relatou. 

Estiveram presentes, o reitor em exercício do IFB, Adilson Cesar de Araújo e a assessora internacional, Edna Carvalho de Azevedo. Representado o corpo acadêmico, os professores Nilton Cometti e Vinícius Machado dos Santos, ambos do IFB Campus Planaltina, participaram da solenidade no auditório do Ministério da Educação. 

Bramotec - Acordo de Cooperação em Educação Profissional e Tecnológica entre Brasil e Moçambique

A ação é pioneira entre os países e foi coordenada no Brasil pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/ MEC). O objetivo é a melhoria da qualidade da educação profissional e tecnológica em Moçambique, nas áreas da agricultura, gestão escolar, construção civil, turismo e hospitalidade. Os professores formados no Brasil vão cooperar com os projetos já existentes no país e aplicar o aprendizado em projetos na agricultura local africana. 

O programa de fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica surgiu da assinatura de um protocolo de intenções firmado em 30 de janeiro de 2017, pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional de Moçambique. O objetivo é a melhoria da qualidade da educação profissional e tecnológica em Moçambique nas áreas da agricultura, gestão escolar, construção civil, turismo e hospitalidade.

Cada docente teve contato com a realidade de outros institutos federais, como: do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), do Norte de Minas Gerais (IFNMG), do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), do Espírito Santo (Ifes), do Rio de Janeiro (IFRJ), Fluminense (IFF), Baiano (IF Baiano), de Alagoas (Ifal), do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), de Pernambuco (IFPE), de Santa Catarina (IFSC), Farroupilha (IFFar), de Brasília (IFB), Goiano (IF Goiano), de Roraima (IFRR) e do Amapá (Ifap).

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