Página inicial > Reitoria > Boas Vindas aos estudantes que participarão do programa de Intercâmbio do IFB

Boas Vindas aos estudantes que participarão do programa de Intercâmbio do IFB

Criado: Quarta, 20 de Dezembro de 2017, 12h56 | Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2017, 12h56 | Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2017, 10h42 | Acessos: 1370

As Pró-Reitorias do Instituto Federal de Brasília (IFB) deram hoje as boas vindas aos estudantes que participarão do programa piloto de intercâmbio cultural.  Os 24 estudantes selecionados para visitas técnicas nacionais e internacionais irão visitar instituições de pesquisa e ensino para desenvolver trabalhos técnicos e de pesquisa como a Embrapa, o Senai/Criciúma, o Instituto Benjamin Constant/Rio de Janeiro, a Universidade de São Paulo (USP), a Unicamp, demais Institutos Federais em outros estados e outras universidades no exterior. Na ocasião, os estudantes receberam informações importantes sobre as visitas técnicas, sobre os vistos para outros países, passaportes, seguro de vida, vacinas, documentações necessárias, futuros depósitos bancários e demais detalhes pertinentes.

A seleção de estudantes aconteceu por meio de edital lançado em novembro de 2017 para visita técnica nacional e internacional, contemplando ao todo 15 dias para cada  uma das viagens, conforme edital aqui. O objetivo do programa é conceder auxílio financeiro aos alunos de cursos de nível técnico e superior do IFB para realizarem visita técnica que compreendam atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, extensão e inovação em outras instituições de ensino. Entre as 24 vagas, foram vinte (20) para visitas técnicas nacionais, destinadas para alunos dos cursos de nível técnico e superior, e (04) quatro internacionais.  As visitas técnicas deverão incluir o tempo de deslocamento e devem ser realizadas no primeiro semestre de 2018.

Entre as visitas internacionais estão destinos como Instituto Politécnico de Castelo Branco - Centro de Biotecnologia das Plantas de beira interior, em Portugal, University College Dublin, Irlanda, Universidad Pablo Olavide,Sevilha, Espanha e Universidade de Lisboa – Lisboa, Portugal .

Parceria entre as pró-reitorias lança programa piloto de intercâmbio

As Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação (PRPI), Extensão e Cultura (PREX) e Ensino (PREN) lançaram este primeiro edital de intercâmbio em âmbito nacional e internacional como um projeto piloto e, a ideia é lançar novas possibilidades para o próximo ano. "Fomos muito bem surpreendidos em relação aos resultados e propostas apresentadas. O nível de articulação dos professores com instituições tão renomadas nos surpreendeu e, certamente o projeto já é um sucesso", afirma Cristiane Salgado, Pró- Reitora de Extensão e Cultura.

A classificação dos projetos atendeu ao critérios do edital que considerou pontos como clareza e objetividade do plano de trabalho, quantidade de projetos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos no IFB pelo proponente, quantidade de projetos de pesquisa, ensino e extensão no IFB em que o professor orientador tenha participado, entre outros.

O Pró-Reitor de Ensino, Adilson Cesar de Araújo, participou das boas vindas e reforçou sua preocupação com o aproveitamento dos alunos durante as visitas técnicas. "Na volta, será importante também reunir os alunos para que apresentem seus planos de trabalhos e resultados obtidos com a experiência. Para o IFB é um momento ímpar que com certeza marca o início de atividades nesta linha de intercâmbio estudantil", disse.

Foco nos planos de trabalho

Estudantes dos dez campi puderam participar do edital e concorrer as oportunidades. A proposta inicial era contemplar dois alunos por campi, mas conforme a demanda e a apresentação dos projetos  esses critérios seguiram os padrões de classificação estabelecidos no edital.

"Vou dar continuidade à pesquisa aplicada em Gestão e Mapeamento de Processos para desenvolver a proposta no IFBa. Minha intenção é realizar esta visita técnica, relatar as práticas bem sucedidas no Instituto Federal do Espírito Santo e, assim poder aplicar boas práticas na reitoria." Liliane do Nascimento Neri, Curso de Tecnologia em Gestão Pública, IFB Campus Brasília.

"Minha atuação será junto à Universidade Pablo de Olavide, em Sevilla, na Espanha, com o intuito de acompanhar o processo de divulgação e lançamento do livro sobre memória social do território brasileiro – Pontos de Memória, bem como a divulgação do trabalho que tenho realizado com a metodologia para a leitura de textos chamada Tertúlia Literária Dialógica, contribuindo para o compartilhamento de novas experiências exitosas no IFB." Geovane Albuquerque, do curso de Licenciatura em Letras/ Espanhol, IFB Campus Ceilândia.