Página inicial > Reitoria > Programa Inovador de Aprendizagem da Finlândia faz parte da rotina de estudantes do IFB Campi Ceilândia e Samambaia

Criado: Quinta, 28 de Dezembro de 2017, 19h49 | Publicado: Quinta, 28 de Dezembro de 2017, 19h49 | Última atualização em Quinta, 28 de Dezembro de 2017, 19h58 | Acessos: 1604

Pensando em tendências e inovação educacional e tecnológica, o IFB Campus Ceilândia e Samambaia têm oferecido aos estudantes a oportunidade de projetarem ideias, pensarem em negócios e serem aprendizes em suas próprias criações. Sob a orientação das respectivas áreas acadêmicas, professores dos dois campi fazem a diferença e se destacam por oferecerem metodologia inovadora após formação na Finlândia e, são responsáveis por inserir noções práticas no cotidiano dos alunos.

Planejar o lançamento de um protótipo, desenvolver uma linha de negócio, alinhar com os interesses e demandas do mercado e, por fim, trabalhar na produção de inventos são atividades que fazem parte da rotina dos alunos do IFB Campus Ceilândia. A proposta tem dado tão certo que grande parte dos alunos já sai empregada após concluir os cursos de Ensino Médio, em Técnico de Eletrônica e de Técnico em Equipamentos Biomédicos.

Todas as atividades são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar de professores no campus, conforme a afinidade profissional no desenvolvimento dos projetos. Dessa forma, as iniciativas dos alunos são alinhadas com as diversas disciplinas e, de forma integrada são apresentadas como possíveis modelos de negócios. Aspectos como plano de negócios, análise mercadológica e análise de produto complementam a análise das inovações e dão sentido prático ao que é estudado – sempre com o olhar voltado para a inserção no mercado.

Os professores têm o papel de facilitadores no processo de aprendizagem dos estudantes, apoiam os estudantes com os conteúdos necessários para à continuidade no desenvolvimento dos seus projetos. Esta troca de experiências é um dos pilares do aprendizado colaborativo e do sócio construtivismo pregado por Paulo Freire e extremamente apoiado pelos finlandeses.

"Ao final do semestre, temos estudantes de diferentes cursos, de diferentes módulos, que cursam diferentes componentes e que desenvolveram projetos com diferentes professores. Por regra, um grupo deve ser formado dentro da sua própria turma, mas nada impede que os estudantes estudem em grupos maiores, troquem experiências entre grupos do seu módulo, ou até entre outros módulos do seu e de outros cursos", explica o professor Paulo Wanderley, um dos responsáveis pelas atividades.

Novas práticas pedagógicas também vem sendo aplicadas pelo corpo docente do IFB Campus Samambaia com a implementação do  IFactory - Ambiente de Práticas Inovadoras.  A proposta é de oferecer um espaço experimental multidisciplinar para docentes e discentes executarem projetos internos ou em conjunto com a comunidade externa, com foco na aprendizagem centrada no aluno para a resolução de problemas reais. Também há propostas mais recentes para atender a área de produção moveleira. Sob a coordenação dos professores do Curso Técnico em Móveis, serão produzidos protótipos que já são tendências no setor, como  "Móveis Digitais" e "Móveis em paletes e vidros reciclados".

Conheça alguns inventos:

Automatizador Residencial através de smartphones

O controle é acionado por meio de celular e simula o acendimento automatizado de iluminação interno de uma residência, a entrada e saída do portão, o monitoramento de quatro cômodos e o funcionamento do ar condicionado.

Controlador de Água para aparelho de ar condicionado

A ideia é colocar um alerta na água para avisar do resfriamento e possível desperdício para assim evitar o vazamento de água.

Auxiliador de ultrapassagens em ponto cego para motociclistas

Dispositivo de baixo custo para colocação em motos para eliminar o ponto cego ao realizar   ultrapassagens por carros. Por meio de um botão no painel, os motociclistas acionam uma luz sinalizadora que alerta a passagem.

Em desenvolvimento:

- Controlador automático de frequência estudantil

- CNC feita com Arduino e peças de leitores de CD-Roms

- Conta giro para motores industriais

- Protótipo de Mão Biônica

- Controlador de nível de água em aparelhos de ar condicionado

- Aparelho medidor de pressão sem fio

- Chocadeira de ovos automatizada

- Oxímetro de pulso de baixo custo

- Esteira automatizada para linhas de produção

- Frigobar para veículos com funcionamento a energia solar