Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Instituto Federal de Brasília completa 9 anos
Início do conteúdo da página

Instituto Federal de Brasília completa 9 anos

Criado: Sexta, 29 de Dezembro de 2017, 17h46 | Publicado: Sexta, 29 de Dezembro de 2017, 17h46 | Última atualização em Sexta, 29 de Dezembro de 2017, 17h47 | Acessos: 3306

O Instituto Federal de Brasília (IFB) completa nove anos neste 29 de dezembro avaliando mais um ano de muitos desafios vencidos e avanços a serem comemorados, reforçando sua missão como instituição pública que caminha para inspirar novas formas de ensino e aprendizagem.

Atualmente, cerca de 18 mil estudantes e pouco mais mil educadores (entre professores e técnicos) estão envolvidos com a oferta de 29 cursos técnicos e 21 cursos superiores presenciais, além dos cursos a distância técnicos e de formação inicial e continuada que envolvem ações e projetos de cunho educacional, científico, cultural e ambiental desenvolvidos pelo IFB em seus dez campi no Distrito Federal.

Estudantes do IFB se destacaram este ano em ações como o Parlamento Juvenil do Mercosul, a 12ª Mostra de Foguetes, a 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), para citar alguns.

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2017 com base no Índice Geral de Cursos (IGC) colocou o IFB como a melhor instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na oferta de cursos superiores. O IFB tornou-se um dos polos do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica pela Rede Federal e vai iniciar sua primeira turma no início do novo ano.

Conexões sociais

O IFB também foi reconhecido como Entidade Cidadã pelo Governo do Distrito Federal por iniciativas em cursos de extensão voltadas para o público da terceira idade, como idiomas, canto, literatura dialógica e informática básica.

Em parceria com Fundação Hemocentro promoveu a campanha solidária Doe Esperança, em ação no Dia Nacional do Doador de Sangue.

Estudantes do curso Técnico em Eventos agitaram com projetos como o Desce pro Eixão!, de brincadeiras de rua, o Casamento Coletivo e Sustentável e as Formaturas Sociais realizadas com a Secretaria de Educação do Distrito Federal.

O IFB teve o trabalho de saúde ocupacional em Equoterapia homenageado na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Crianças entre 8 a 12 anos participaram de cursos de “Pensamento Computacional” e “Introdução a Robótica” ofertados pelo Campus Taguatinga.

O Campus Gama ofereceu vivência pedagógica no Núcleo Rural Alagado da Suzana com as bonecas Abayomis.

 Ações como a “Quitanda IFB”, em São Sebastião e “Feira Orgânica Campus Planaltina” contemplaram produções agroecológicas e orgânicas e valorizaram o comércio entre os produtores locais. O IFB Campus São Sebastião realizou projetos na maior horta urbana do Distrito Federal.

Com uma  impressora 3D  o Instituto ajudou cegos a “conhecer e ver” monumentos da Capital, para citar uma delas.

O ano para o IFB foi de ser anfitrião das reuniões preparatórias para a Conferência Distrital do Meio Ambiente 2017: Cuidando das Águas.

No segmento de moda, o Desfile “Liberte-se na Moda” foi produzido por alunos do IFB com soluções que apresentaram modelos de sustentabilidade e customização de vestuários em propostas para roupas.

Parcerias com o Iphan, Ministério das Relações Exteriores, por meio do Palácio do Itamaraty, Museu da Memória Viva e Ministério da Cultura, marcaram os projetos dos estudantes do IFB do Curso Técnico em Móveis.

A população recebeu uma nova biblioteca do Campus Brasília com 3 mil metros quadros, 17 mil livros e capacidade para atender mais de 500 pessoas simultaneamente em espaços individuais e coletivos de estudos. O espaço é aberto a comunidade interna e externa, com possibildades de acesso à leitura, pesquisa, estudo e participação de atividades culturais, como exposições e mostras.

E isso citando apenas algumas ações.

Conexões profissionais

Além de obter formação técnica, os estudantes do Instituto Federal de Brasília são incentivados a desenvolver o espírito empreendedor e a estabelecer suas primeiras conexões profissionais, por meio de projetos e eventos de integração com o mercado e as principais tendências nos setores de serviços e produtos. Assim, ao longo do ano o IFB divulgou mais de 90 boletins de estágios conectando os estudantes ao mundo do trabalho.

Noventa e cinco projetos de extensão foram oficialmente apoiados pela Pró-reitoria de Extensão, além de 34 cursos rápidos (Qualific Express), cinco ações pela Feira de iniciativas econômicas solidárias, 29 ações pelo Festival de Arte e Cultura, e parcerias com 34 empresas e instituições foram parcerias no ExpoIF. Atividades que envolveram 50 mil pessoas que passaram pelo ConectaIF.

Acordos com instituições públicas e privadas também avançaram em 2017, fortalecendo os objetivos institucionais. Foram convênios para estágios dos estudantes e acordos de cooperação com 14 instituições diferentes e outros 13 acordos estão sendo finalizados visando ações conjuntas de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O IFB também se envolveu com muitas ações inclusivas ao longo do ano. Foram vários cursos e palestras ofertados para servidores e para a comunidade, com temas como “A Inclusão e a Adaptação Curricular”, “Atendimento Educacional para Classes Especiais de alunos autistas”, “Alfabetização: Método Fônico – O Estado da Arte nas Neurociências”, “Curso de Libras Básico e outros, além de ações específicas sobre gêneros.

Conexões científicas

Em 2017 os estudantes dos cursos técnicos e superiores do IFB desenvolveram muitas pesquisas com a supervisão de professores e com o apoio de técnicos. Segundo a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) foram mais de 100 bolsas de iniciação científica, com financiamento do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), FAP-DF (Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal) e com recursos da própria PRPI.

O IFB lançou este ano dois editais da FABIN (Fábrica de Ideias Inovadoras) com o apoio a 35 projetos e o PROGRUPOS (Apoio à Consolidação dos Grupos de Pesquisa do IFB) teve oito projetos selecionados. Uma nova proposta de edital foi lançada também com foco na pesquisa aplicada institucional que selecionou a melhor proposta para realizar o mapeamento de processos da reitoria.

Boa parte das ações da Pesquisa e Inovação do IFB puderam ser acompanhadas na prática pela população e pela Rede Federal através de eventos que aconteceram dentro do ConectaIF 2017, como a 7ª Semana de Produção Científica (SP7), IFOlímpico, Vitrine dos Saberes, Roda de Conversa, Desafio de Projetos e Click da Pesquisa. Além disto, a PRPI apoiou as ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e Campus Party.

Os números ligados à Editora IFB também foram representativos. Além da consolidação da Revista Eixo, hoje com avaliação Qualis B2 na área de ensino, a Editora IFB tem mantido uma política de distribuição de livros para comunidade do IFB e bibliotecas públicas do DF e de outras regiões. Em 2017, com a promoção da Vitrine dos Saberes, foram 27 lançamentos ou relançamentos de obras, com mais de 1500 participantes e seis instituições representadas.

Bastidores

Para alicerçar as ações que o IFB desenvolve com a sociedade, a Gestão de Pessoas, a Administração, as Assessorias, a Tecnologia da Informação e a Comunicação também precisaram avançar.  

A instituição já tem pouco mais de 1.000 servidores efetivos e logo no primeiro mês de 2018 está prevista a posse de mais 225 novos profissionais. Os que chegam estão sendo capacitados pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas com cursos semi-presenciais.

Há constante investimento na formação acadêmica dos profissionais do IFB por meio de incentivos a mestrado, doutorado e pós-doc em instituições nacionais e internacionais.

E foram muitos os Países que estiveram ações parceiras com o Instituto Federal de Brasília ao longo do ano. Alemanha, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, França, Portugal, Sudão, Suriname, Moçambique e Armênia foram alguns.

Na comunicação e relacionamento com a sociedade, o IFB teve crescimento neste ano pela transparência e diálogo constante com os profissionais da Mídias, além de participar de importantes eventos promovidos por Ministérios e pelo Governo do Distrito Federal.

Em 2017, as Unidades do IFB receberam mais orientações sobre várias áreas administrativas que sustentam a infraestrutura para que a instituição atenda cada vez melhor o público. Novos módulos do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) foram implantados e outros estão em homologação para melhorar ainda mais a comunicação entre os campi e a reitoria.

Outra conquista foi a adesão ao Programa A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.

Perspectivas

Em 2018, ano em que o IFB completará sua primeira década, as expectativas estão grandes. Desde a inauguração do Campus Recanto das Emas à abertura de mais turmas de Ensino Médio Integrado, a implantação de Educação Aberta, o fomento para que estudantes do IFB ampliem suas formações através de intercâmbios em outras instituições nacionais e internacionais e a realização da terceira edição do ConectaIF, evento que já tem data para acontecer, de 06 a 10 de agosto, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães.

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página