Página inicial > Reitoria > IFB empossa mais de 200 professores

IFB empossa mais de 200 professores

Criado: Quinta, 25 de Janeiro de 2018, 16h12 | Publicado: Quinta, 25 de Janeiro de 2018, 16h12 | Última atualização em Quinta, 25 de Janeiro de 2018, 16h32 | Acessos: 3633

O Instituto Federal de Brasília (IFB) empossou mais de 200 professores concursados na manhã desta quinta-feira, 25 de janeiro.  A solenidade aconteceu no auditório do Campus Brasília e contou com a presença dos novos servidores e seus familiares e amigos vindos de várias regiões do País.

Pró-reitores, diretores sistêmicos e os diretores gerais foram representados pelos gestores presentes com falas que explicaram de forma breve sobre o funcionamento de cada área, além de anúncios sobre algumas ações que a instituição estará envolvida este ano, como o lançamento de editais e eventos breves a citar Fórum Mundial das Águas e a terceira edição do ConectaIF.

O reitor, Prof. Wilson Conciani, falou da expansão da instituição que passou de 60 servidores e pouco mais de mil alunos quando começou e este ano completa 10 anos com aproximadamente 1.500 servidores e 18 mil alunos. “O Instituto Federal é diferente porque sua base é a diversidade, a heterogeneidade. Temos alunos de baixa renda e temos também quem já tem mestrado. Quem nos procura busca algo para ser melhor e o que temos a oferecer é respeito as nossas diferenças, cidadania e conhecimento para as pessoas decidirem e transformarem os seus destinos. Com 10 anos somos uma instituição criança, pré-adolescente, aberta a contribuições. Sonhem, façam projetos, realizem”, incentivou.

A chegada dos novos professores e técnicos do IFB irá contribuir com a ampliação da oferta de cursos. Entre os docentes empossados nesta quinta, um grupo em especial vai começar um campus quase do zero. Profissionais da área de Audiovisual eles chegam para integrar o quadro do novo Campus Recanto das Emas que irá ser inaugurado no início do próximo mês.

Histórias acrescidas

Os docentes que estão entrando no IFB trazem ricas experiências para a instituição.  O Prof. Ibsen Perucci, docente de Artes do Campus Estrutural estava há oito anos servindo a Educação do Governo do Distrito Federal. Ele já deu aula para Jovens e Adultos, ensino inicial em Escolas Parques, Ensino Fundamental e Ensino Médio. “Tenho as melhores expectativas possíveis. O Instituto Federal é um órgão que abarca muito bem os professores que tem interesse em fazer formação continuada, mestrado e doutorado. Tem uma perspectiva de trabalho que realmente acolhe o que a gente gosta e o que a gente quer fazer”, comentou adiantando o que seus futuros alunos podem esperar dele: “Eu já vou chegar montando um coral e fazendo um curso de formação inicial. Quero tocar os projetos, quero chegar fazendo”.

Rafael Fontes Souto, novo professor na área de Engenharia Elétrica do Campus Ceilândia, há cinco anos deu aulas na Universidade Federal do Paraná e optou em fazer o concurso do IFB para voltar a sua cidade natal e ficar perto dos filhos. “ A diferença de instituição é grande. A forma de trabalho eu sei que será desafiadora, então ainda estou com algumas expectativas. Não só passar conhecimento para eles [alunos], mas adquirir bastante também”, disse. Rafael já visitou seu novo local de trabalho e suas impressões sobre o ambiente foram ótimas. “Achei bem arejado e bonito, tem uma vista incrível e bem privilegiada. E acho que isso facilita também. Você ter um ambiente de trabalho que visualmente é agradável”, elogiou.

Entre os novos servidores muitos estão se mudando para a Capital do País por conta do novo emprego. Raquel Lage Tuma, professora de Eventos do Campus Brasília, é paulistana e já morou/estudou/trabalhou em vários Estados e também em Portugal, Inglaterra e França. Segunda ela, seus alunos podem esperar uma condutora do conhecimento que irá proporcionar algumas possibilidades práticas para eles. “Minhas expectativas são as melhores.  Achei a posse dos novos servidores muito receptiva. Deu vontade de entrar já com um projeto de pesquisa, projeto de extensão, com atividades prática”, disse.

Os novos professores passarão agora por uma capacitação semi-presencial que terá início dia 19 de fevereiro. O curso é nivelador para carreira da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT).

Confira as fotos da posse dos novos professores no flickr if.brasilia