Página inicial > Reitoria > Luz, câmera e ação no mercado de trabalho

Luz, câmera e ação no mercado de trabalho

Criado: Sexta, 26 de Janeiro de 2018, 13h08 | Publicado: Sexta, 26 de Janeiro de 2018, 13h08 | Última atualização em Sexta, 26 de Janeiro de 2018, 13h08 | Acessos: 1755

Em busca de maior competitividade no mercado de trabalho, empresas de pequeno e alto porte têm-se tornado cada vez mais exigentes no quesito de formação profissional. As pessoas que planejam dar um salto na carreira temem o famoso termo “ficar para trás”. Por este motivo, as procuras por cursos de especialização e capacitação em setores específicos têm crescido constantemente.

Este é um dos relatos de Marcondes Gomes, de 48 anos, que atualmente trabalha com serviços freelancer realizando filmagens de casamentos e eventos. Com várias experiências no currículo e conhecimentos técnicos na área de produção de áudio e vídeo, ele relata que é apaixonado pela área, porém tem encontrado poucas oportunidades em Brasília para desenvolver seus conhecimentos.

Procurando se especializar mais no ramo, Marcondes decidiu ingressar no Curso de Operador de Câmera, oferecido pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), na modalidade a distância. Com o mercado competitivo, ele cria expectativas com a realização do curso “O mercado se encontra em constante evolução, por este motivo busco um conhecimento mais amplo, e acredito que com a realização do curso, tenho mais chances de ingressar no mercado de trabalho”.

Despertada pela curiosidade de conhecer e aprender de perto as técnicas de audiovisual, a bibliotecária Jaqueline Peixoto, de 29 anos, decidiu assim como Marcondes, realizar o Curso de Operador de Câmera. No caso da amadora de fotografias e artes visuais ela espera poder ter um olhar mais crítico e técnico sobre a área, a fim de fazer boas imagens e capta-las com estilo e beleza.

Alcançar uma melhor posição no mundo dos negócios, é uma das pretensões de Maurício Mardem. O rodoviário de 25 anos é determinado e está entusiasmado com o Curso de Operador de Câmera. Não satisfeito, ele decidiu se candidatar também ao Curso Técnico de Produção de Áudio e Vídeo, que segundo ele poderá adquirir outras experiências, pelo fato da modalidade acontecer presencialmente no Campus Recanto das Emas / IFB. Ele ainda destaca a possibilidade de trabalhar na área "Eu almejo adquirir conhecimento amplo neste curso e posteriormente encontrar um curso superior nesta área. Hoje trabalho de rodoviário, mas sinto a necessidade de uma qualificação profissional para alcançar uma melhor posição no mercado de trabalho e sei que o IFB proporciona cursos de formação com qualidade”.

Curso de Audiovisual foi o mais concorrido no SiSU

Segundo uma pesquisa levantada pelo Ministério da Educação (MEC) identificou-se que no 1° dia do Sistema de Seleção Unificada SiSU, o curso mais concorrido pelos candidatos, foi o curso de audiovisual, com relação parcial de 67,54 pessoas por vaga.

Com a carência de profissionais que atuem na produção de espetáculos artísticos, rádio e TV, o Instituto Federal de Brasília decidiu ofertar uma nova modalidade, o Curso Técnico de Produção de Áudio e Vídeo, tudo através por meio de votação e escolha da própria comunidade do Recanto das Emas. Com a especialização, os alunos terão a capacidade de captar imagens por meio de câmeras para produção de diferentes gêneros, como artístico, jornalístico, documental, publicitário; filmar em ambientes de estúdios ou em externas, utilizando diversos tipos de equipamentos, acessórios e recursos; manipular áudio e vídeo na produção em estúdios e eventos externos; captar, editar e mixar áudio em um produto audiovisual, além de diversas outras especialidades.

Com aulas presenciais no Campus Recanto das Emas, o novo curso oferecido está previsto para ter início no dia 07 de fevereiro de 2018. Foram 240 vagas ofertadas a toda comunidade.