Página inicial > Reitoria > Campus Recanto das Emas é inaugurado

Campus Recanto das Emas é inaugurado

Criado: Quinta, 08 de Fevereiro de 2018, 15h31 | Publicado: Quinta, 08 de Fevereiro de 2018, 15h31 | Última atualização em Quinta, 08 de Fevereiro de 2018, 16h04 | Acessos: 3732

O Campus Recanto das Emas do Instituto Federal de Brasília (IFB) foi inaugurado na manhã desta quinta-feira, 08 de fevereiro, com a presença da comunidade, estudantes, representantes da sociedade organizada e política (senadores e deputados distritais e federais) e a imprensa.

A nova Unidade nasce com o Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo nas modalidades Integrado ao Médio e Subsequente e quatro núcleos de atendimento - o Recanto de Cinema (para organização de mostras e festivais), o Gema - Clube do Roteiro (para pesquisa e produção de textos), o Ema Filmes (produção audiovisual) e o Núcleo de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos.

Na solenidade de inauguração, o diretor-geral do Campus, Prof. Germano Teixeira Cruz, destacou a acolhida da comunidade em receber mais uma Unidade da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Ele agradeceu a todas as lideranças administrativas do Recanto das Emas e também os servidores pioneiros do antigo campus Taguatinga Centro e os novos profissionais que chegaram.

Representando os alunos, a jovem Natália Cristina Ramos, contou sua experiência em ter sua vida modificada com uma nova tecnologia educacional. “Eu espero que todos sejam transformados, como eu fui. Eu acredito nesta instituição que contribui para que a educação seja menos exclusiva e mais inclusiva. Se apaixonem como eu me apaixonei pelo Instituto porque a fome só vai acabar mesmo quando a gente dividir o prato do conhecimento”, disse.

Homenagens

No ato de inauguração do 10º campus do IFB, o reitor Prof. Wilson Conciani fez menções de homenagens a vários profissionais e instituições que contribuíram nesta primeira década do Instituto. O primeiro reitor, Prof. Garabed Kenchian, estava presente na solenidade, como o primeiro conselheiro, Jeferson e o veterano Prof. Marcelo Leite. Agradeceu o reitor Prof. Jerônimo Rodrigues, do Instituto Federal de Goiás – IFG, presente na cerimônia, pela contribuição que a instituição-irmã da Rede Federal fez no início das atividades do IFB. Marco Antônio Juliatto, no evento representando a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC/MEC, também foi lembrado.

Em nome de todos os profissionais que trabalham nas obras no Campus Recanto das Emas (no pavilhão de salas restaurado e inaugurado e na atual construção do auditório e quadra poliesportiva), o trabalhador Sandro de Jesus dos Santos recebeu um certificado de agradecimento das mãos da engenheira do Instituto, Izabel Campos.

Investimento

A área para a instalação do Campus Recanto das Emas foi cedida pelo Governo do Distrito Federal. As obras de recuperação de um antigo prédio para a instalação da Unidade Escolar custaram R$ 3,5 milhões de investimento do Governo Federal através do Ministério da Educação.  Outros R$ 1,5 milhão está sendo investido para a construção da quadra poliesportiva e um auditório.

“Esperamos que esta escola mantenha a característica de aprender e ensinar, ampliando o potencial artístico e comunicativo do Recanto das Emas”, comentou o reitor.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, mencionou que o campus nasce com vocação para o audiovisual, o que vai garantir o acesso ao mercado de trabalho de milhares de jovens, considerando que Brasília tem o maior contingente de emissoras de Rádio e Televisão do País.

O secretário de Educação do DF, Prof. Júlio Gregório, destacou sobretudo a ampliação da oferta do Ensino Médio Integrado ao Técnico, que a nova Unidade passa a ofertar no Recanto. “Ver os novos alunos é a melhor resposta para os nossos esforços”, finalizou.

Confira mais fotos do evento no flickr ifbrasilia