Página inicial > Reitoria > Prepare-se para participar do 8º Fórum Mundial da Água

Prepare-se para participar do 8º Fórum Mundial da Água

Criado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 16h44 | Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 16h44 | Última atualização em Quinta, 15 de Março de 2018, 16h49 | Acessos: 4176

Do dia 18 ao dia 23 de março, Brasília sediará o 8º Fórum Mundial da Água. O Instituto Federal (IFB) estará participando com um estande na Vila Cidadã e contribuindo com voluntários para a organização do evento.

O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no assunto e tem como missão promover a conscientização acerca da questão hídrica.  O Fórum promove uma participação aberta e democrática e o diálogo decisório sobre o tema em nível global.

O local apresentará diversos espaços de descontração, educação, integração e intercâmbio de informações sobre o uso a água. A avenida Olhos D’Água e o cinema da Vila Cidadã propõem a imersão no tema por meio de imagens. O Mercado de Soluções, a Arena e o Green Nation servirão como espaços de diálogos e de discussões, enquanto o Espaço Piloto será dedicado para apresentar a capital do país, sede do evento.

Além da Vila, os visitantes também poderão frequentar a Feira, que também funcionará no Estádio. Nesse espaço, estarão presentes instituições interessadas em apresentar seus produtos, serviços e soluções para manter o uso sustentável da água para a sociedade.

O objetivo da Vila é ampliar a consciência, a atenção pública e a participação social para assuntos relacionados a água, além de promover soluções inovadoras para os problemas que os cidadãos enfrentam no cotidiano. Os visitantes poderão desfrutar de foodtrucks e de bikes espalhados pela Vila.

Credenciamento

A Vila Cidadã, espaço de exposição do Instituto, é gratuita e aberta ao público do Fórum, localizada no Estádio Mané Garrincha, das 9h às 17h. Para visitá-la, o participante deve fazer o credenciamento prévio.

IFB marca presença

O Instituto Federal (IFB) irá participar da Vila Cidadã do 8º Fórum Mundial da Água com um espaço interativo com apresentações de projetos inovadores e oficinas. Com a temática sobre reaproveitamento serão ofertados painéis como de elaboração artesanal de sabões e “Cozinhando a Xepa: alimento do lixo para a mesa e água de volta para a torneira”. Sobre uso consciente da água estão sendo organizadas apresentações como “Biodigestor e a gestão da água na agricultura” e “Hidroponia x eficiência do uso da água”.

Vários campi do IFB estarão participando do espaço. Os projetos que serão expostos foram selecionados por editais e também foram convidados pelas Pró-reitorias. O Instituto também está mobilizando servidores e alunos que estarão participando do evento como voluntários. O primeiro treinamento aconteceu no dia 07 de março.

Acompanhe a programação gratuita do IFB durante toda a semana na Vila Cidadã.