Página inicial > Reitoria > IFB organiza ações de combate à violência contra a mulher

IFB organiza ações de combate à violência contra a mulher

Criado: Quarta, 07 de Março de 2018, 14h03 | Publicado: Quarta, 07 de Março de 2018, 14h03 | Última atualização em Quinta, 08 de Março de 2018, 09h25 | Acessos: 1633

O Instituto Federal de Brasília tem 640 servidoras públicas que atendem como técnicas (333) e professoras (307), além de 74 bolsistas de Educação a Distância e 68 prestadoras de serviços gerais.  E nas salas de aula, em todas as modalidades de cursos, elas também são maioria.

Muito além de homenagens, o período do Dia Internacional da Mulher é de reflexões. E assim, vários campi do Instituto estão promovendo ações sobre a temática.

O Campus São Sebastião está com as inscrições abertas até o dia 15 para o curso de Viveiricultora.  Serão selecionadas 40 mulheres, moradoras de São Sebastião, em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A ação tem parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a Escola Classe Vila do Boa e a Associação de Moradores do Morro da Cruz.

O Campus também terá um Saguão da Saúde, em parceria com a quitanda IFB, das 16h30 às 21h. O projeto fornecerá atividades de promoção à saúde para a comunidade, organizadas pelas professoras Laura Misk e Vera Lúcia. Ao final, haverá o sorteio de uma cesta de produtos orgânicos, doados pelos agricultores familiares da região.

São Sebastião também sediará palestras e rodas de conversa com a temática feminina. Às 19h45 haverá uma palestra sobre o tema “violência contra a mulher e feminicídio”, com a delegada Jane Klebia. Às 20h, irá acontecer uma roda de conversa sobre auto amor, literatura para mulheres e cura a partir da escrita, com as assistentes sociais Mariana Behr, Luana Souza e Thais Kuri.

No Campus Brasília a Coordenação de Cultura, Sustentabilidade, Gênero, Raça e Estudos Afro-brasileiros promoverá, no dia 08 de março, oficinas de Comunicação Não-Violenta e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher no período matutino e palestras sobre Gênero da Violência e o Feminicídio e Prevenção à Violência contra as Mulheres. As atividades contam com parcerias com as Promotoras Legais Populares do Distrito Federal -  projeto de extensão da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB) e a Associação Brasileira de Antropologia.

Ainda na unidade Brasília, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PRGP) fornecerá atividades para as servidoras. No hall do segundo andar, das 9h às 15h, haverá uma oficina de automaquiagem, e às 13h, oficina de artesanato. No saguão do mesmo andar, às 11h, ocorrerá uma sessão de ginástica laboral, e às 15h, um aulão de ritmos.

O Campus Taguatinga terá programação especial durante todo o mês de março, com a campanha “Mulher: hoje, amanhã e sempre”. No dia 08 de março será a abertura, com uma exposição com painel interativo e exibição de TED TALKS da autora Chimamanda Ngozi. Ao longo do mês ciclo de oficinas “Empoderamento feminino”, a partir do dia 19; palestra sobre preconceito linguístico, no dia 19; e a construção do painel “Mulheres do Campus Taguatinga e as Ciências”.

O Campus Ceilândia terá projeto Cine Mulher no dia 08 de março. Serão exibidos o episódio O Quarto dos Fundos, do programa Caminhos de Reportagem, às 10h;  e uma edição do Profissão Repórter sobre feminicídio, às 18h30, ambos no auditório do campus. Ocorrerá também uma palestra sobre “Feminicídio: a natureza de sua qualificadora”, às 14h. Ao longo do dia, alunas do campus irão expor trabalhos sobre o tema na Expo Mulher, no pátio interno.

No Campus Samambaia, também no 8 de março, o Projeto Cineclube exibirá o filme “As Sufragistas”, no auditório do campus, às 17 horas e às 21 horas haverá uma palestra, seguida de debate, com a professora Jaqueline Coelho, professora de português da Unidade. Durante todo o mês de março a programação do Cineclube está voltada para a luta pelos Direitos das Mulheres. Na lista de exibições estão  “Que horas ela volta?”, “Preciosa” e “Estrelas além do tempo”.

E o IFB sediará ainda uma roda de conversa com o tema “Violência de gênero, deficiência e silêncio” no dia 09 de março, a partir das 18h30, no auditório do Campus Brasília.  O evento é uma realização do Movimento Orgulho Autista (MOAB) em parceria com a Coordenação de Políticas Inclusivas da Pró-reitoria de Extensão do IFB .