Página inicial > Reitoria > Palestra incentiva estudantes a desenvolverem aplicativos

Palestra incentiva estudantes a desenvolverem aplicativos

Criado: Terça, 13 de Março de 2018, 15h41 | Publicado: Terça, 13 de Março de 2018, 15h41 | Última atualização em Terça, 13 de Março de 2018, 15h43 | Acessos: 719

Palestra sobre Tecnologias Exponenciais e a Imagine Cup – uma espécie de Copa do Mundo Tecnológica para jovens estudantes – foi ministrada no auditório do Campus Brasília na tarde desta segunda, 12 de março pelo gerente de Inovação da Microsoft, Rodrigo Dias. Além do auditório lotado, o público pode assistir pelo canal TVIFB no youtube.

Com muitos exemplos práticos, a apresentação empolgou por mostrar que é possível inventar, aprender e se divertir buscando soluções para questões cotidianas com o auxílio de tecnologias.  O próprio palestrante contou que integrou uma das equipes vencedoras da etapa nacional da Imagine Cup em 2015, com a ideia de um aplicativo que criava moldes de roupas e interligava clientes com costureiras e confecções de todo o mundo. “Temos muitos públicos que necessitam de roupas sob medida, como os deficientes, por exemplo”, explicou.

E vem mais por aí

Além da divulgação para a Imagine Cup, a parceria da Microsoft, a Softex e a Brasil Mais TI com o Instituto Federal promete mais oportunidades para os próximos meses.

A equipe da Softex informou que está em desenvolvimento um novo hackathon deverá ser lançado no próximo mês.  A previsão é que ele seja totalmente online e tenha como desafio o desenvolvimento de aplicativos que proporcionem a integração de disciplinas em salas de aula do Ensino Fundamental II (da 6º ao 9º ano).

As equipes para a competição deverão ter estudantes do Ensino Médio e do Ensino Técnico, além de um supervisor da área de Tecnologia da Informação, um aluno de curso superior de licenciatura e um professor. Eles terão um mês para desenvolver a proposta e fazer a aplicação.

Segundo a gestora, esta iniciativa envolve ainda o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, a Samsumg e o Ministério da Educação.

As Pró-reitorias de Extensão e Cultura (PREX) e Pesquisa e Inovação (PRPI)  do IFB estão antenadas para a divulgação destas ações assim que elas foram oficialmente anunciadas.