Página inicial > Reitoria > Instituto Federal de Brasília participa do Fórum da Água com ações educativas na Vila Cidadã

Criado: Quinta, 15 de Março de 2018, 16h35 | Publicado: Quinta, 15 de Março de 2018, 16h35 | Última atualização em Quinta, 15 de Março de 2018, 16h43 | Acessos: 1474

Serão 400 alunos voluntários, mais de 1000 vagas em oficinas sustentáveis, profissionalizantes e distribuição de 2000 livros

O Instituto Federal de Brasília (IFB) participará do 8º Fórum Mundial da Água, com um estande na Vila Cidadã de 18 ao dia 23 de março, no Estádio Nacional Mané Garrincha. O espaço tem entrada franca e funcionará das 9h às 19h.

O espaço interativo do IFB vai contar com a apresentação de projetos inovadores e oferecer mais de mil vagas em oficinas de sustentabilidade e capacitação profissional. O Instituto também está participando com a mobilização de 400 alunos que atuarão como voluntários em diversos setores do Fórum. Cada grupo será supervisionado por professores (também voluntários) em ações de motivação, coordenação de áreas, apoio às salas, cerimonial, programação científica, entre outros

Oficinas de Sustentabilidade e Capacitação Profissional

Serão 40 vagas gratuitas por oficinas abertas ao público, ministradas por professores e monitores, entre os destaques estão:

“Cozinhando a Xepa: alimento do lixo para a mesa e água de volta para a torneira” – 40 vagas, quarta e quinta-feira, matutino

O objetivo é associar a gastronomia à uma atividade lúdica para alertar a sociedade sobre as graves questões relacionadas ao desperdício de alimentos. Os monitores da proposta serão estudantes  do IFB do Curso Técnico de Cozinha elaborarão três preparos gastronômicos com base em aproveitamento de alimentos.

“Hidroponia X Eficiência do uso de água” – 40 vagas, quarta-feira, matutino e vespertino

O cultivo hidropônico, apesar de necessitar de alta tecnologia, carece de tecnologias de baixo custo (TBC), pois o que há são pacotes de alto custo. Assim, uma pequena propriedade agrícola, que atue na produção hidropônica, necessita do desenvolvimento de automação e controle da produção com baixo custo. Esse projeto visa desenvolver soluções de baixo custo para demandas de produtores locais.

“Biodigestor e a gestão da água na agricultura” – 40 vagas, sexta-feira, matutino e vespertino

A ideia foi desenvolver um sistema de iluminação elétrica de baixo custo para uso rural que utiliza como combustível o biogás gerado em biodigestores de resíduos agrícolas (dejetos de criações, restos de safras de culturas energéticas, lixo orgânico etc.). O biogás gerado é queimado em motor Stirling, desenvolvido e acoplado a um gerador que fornecerá a energia elétrica necessária ao sistema de iluminação com placa de LED.

“Elaboração Artesanal de Sabões com Resíduos de Óleo de Cozinha Usado e Frutas” – 40 vagas, quinta e sexta-feira, matutino

A elaboração doméstica de sabão artesanal é uma alternativa para a reutilização do óleo de cozinha usado e evita uma possível contaminação do meio ambiente. Além disso, por ser um insumo largamente usado no dia-a-dia das famílias, a fabricação de sabões domesticamente reduz o gasto familiar com a compra do mesmo.

“Gourmetização de Eventos” – 50 vagas, de terça a sexta-feira, matutino e vespertino

O projeto será uma das principais ações de capacitação e, acontecerá em todos os dias do estande do IFB na Vila Cidadã no período da manhã (apenas no dia 18, dia de abertura, será a tarde), entre às 9h e 14h, consiste em oficinas voltadas para a produção de bebidas e alimentos importantes para a execução de eventos, a partir de um uso consciente da água. Serão disponibilizadas, em média, 50 vagas por oficina, por meio de senhas distribuídas na hora. Essas oficinas serão ministradas por alunos do IFB do Curso Técnico Subsequente em Eventos e Cozinha.

As abordagens acontecem nas Oficina de Pipoca Gourmet com Ervas Finas;  Suco Detox, Sobremesas de frutos do cerrado, Pirulitos de Chocolates, Cupcakes, Drinques e Água Aromatizada. O objetivo do projeto é mostrar ao participante a importância e a função de cada um dos elementos utilizados na produção, e capacitá-lo para empreender, ao executar alimentos gourmetizados com ingredientes de fácil obtenção.

Seguindo o contexto de sustentabilidade, os ingredientes utilizados nas oficinas serão obtidos por meio de uma horta vertical cultivada em tubos de PVC, montada no estande do Instituto. O cultivo mostra aos participantes como é possível produzir o próprio alimento, sem precisar de muito espaço.

Editora IFB, painéis e mostras com distribuição de 2 mil livros

Quem visitar o espaço do IFB receberá obras da Editora do Instituto gratuitamente, serão mais de 2 mil livros distribuídos. Entre os critérios para aquisição de exemplares estão apenas ser estudante a partir do Ensino Médio; ou ser professor de instituição pública ou privada. Cada visitante tem direito a escolher até três livros, entre os mais procurados estão os de Cafeicultura; Compostagem (nada se cria, nada se perde, tudo se transforma); os de Idiomas e; de Metodologia Científica Descomplicada.

Durante a semana, também haverá o projeto “Café 24h IFB” e painéis com exposição de trabalhos de estudantes dos Institutos Federais de outros Estados. As temáticas envolvem a preservação ambiental, como “Estação de Tratamento de Esgoto/ Medidor de vazão inteligente, do Instituto Federal Fluminense (RJ) e o projeto “Identificação de microbacias no Município de Cristalina (GO): estudo contributivo à outorga do uso de água para pivôs centrais”.