Página inicial > Reitoria > PRPI fará oficina sobre Instrumentação e Automação

PRPI fará oficina sobre Instrumentação e Automação

Criado: Sexta, 10 de Setembro de 2010, 15h38 | Publicado: Sexta, 10 de Setembro de 2010, 15h33 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2092

A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) realiza nos dias 15 e 16 de setembro, nos Campi Planaltina e Taguatinga, uma série de palestras e  oficinas com o tema “Instrumentação e Automação Agropecuária e Industrial”. O  encontro pretende capacitar técnicos para atuarem no desenvolvimento e manuseio de instrumentos usados na agricultura, construção civil e indústria.

A pesquisa, o conhecimento e o desenvolvimento desses instrumentos visa elevar o nível tecnológico que é aplicado na produção e monitoramento de vários bens. Conhecendo tal instrumentação, as pessoas que passarem por essa capacitação vão, também, ampliar suas competências no monitoramento de condições ambientais.

Os professores Paulo Sérgio de Paula Hermann, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e Francisco Fechine, O Instituto Federal da Paraíba, farão palestras sobre o tema. Nas oficinas, os participantes poderão aprender – na prática – como usar tais instrumentos e também como construí-los.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFB, Wilson Conciani,  afirma que será possível conhecer instrumentos voltados para as tecnologias do Campo, como os utilizados, por exemplo, no acompanhamento da gestação de animais. Sensores usados na medição de tremores de terra também serão estudados, esses estão no grupo da Construção Civil. O pró-reitor ressalta que toda a comunidade do IFB pode participar das palestras e oficinas.

Os interessados deve enviar um e-mail manifestando seu interesse para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Programação:

• Dia 15 às 10h: palestra "Instrumentação Agropecuária", com o professor Paulo Sérgio Hermann, no auditório do Campus Planaltina.
  • Dia 15 às 14h: Oficina sobre uso de sensores eletrônicos no controle da qualidade de vinhos e outros alimentos líquidos, no auditório do Campus Taguatinga.
  • Dia 15 às 16h: Oficina sobre uso da microscopia de força atômica na pesquisa com fibras vegetais e sua aplicação na indústria, no auditório do Campus Taguatinga.
  • Dia 16 às 8h: Oficina sobre sensores eletrônicos de aceleração, ondas acústicas e similares, no auditório do Campus Taguatinga.
  • Dia 16 às 18h: Palestra sobre o uso de sensores eletrônicos e instrumentação, de obras com o professor Francisco Fechine, no auditório da Reitoria.