Página inicial > Reitoria > Faixa de Pedestre atinge maioridade: Dados da pesquisa "Respeito a Faixa de Pedestre" são apresentados no IFB

Criado: Terça, 27 de Março de 2018, 11h26 | Publicado: Terça, 27 de Março de 2018, 11h26 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 11h33 | Acessos: 1133

Dados da pesquisa "Respeito a Faixa de Pedestre" são apresentados no IFB

Ao completar 21 anos, a faixa de pedestre em Brasília é tema de pesquisa a ser apresentada no Instituto Federal de Brasília (IFB) em parceria com a ONG Rodas da Paz. A programação acontece no dia 2 de abril (02/04), segunda-feira, onde pesquisadores apresentarão resultados sobre “Respeito à faixa de pedestre”. O projeto conta com o apoio da Universidade de Brasília (UnB), da ONG Andar a Pé e do coletivo Movimento Ocupe o seu Bairro (MOB).

Foram observadas 340 faixas a partir do total de sete mil faixas do Detran distribuídas nas vias públicas no Distrito Federal. Dezesseis pesquisadores observaram diversas situações em cada uma das faixas da amostra. As observações foram distribuídas de acordo com o horário, sendo 70% das horas de observação em horário de pico e 30% entre pico, todas distribuídas nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Entre as situações observadas estão: número de veículos que não param na faixa; se os veículos esperam as pessoas terminarem a travessia antes de seguir seu trajeto; se houve algum tipo de situação de risco na travessia; sexo do pedestre; se fez sinal antes de atravessar e; se o pedestre esperou os carros pararem antes de iniciar a travessia.

Além dessas informações foram coletados dados sobre o perfil das vias onde as travessias ocorrem: velocidade, condições da faixa de pedestre: iluminação, sinalização e número de faixas de rolamento em cada sentido.

A apresentação dos resultados visa incentivar o poder público em ações efetivas que melhorem o respeito à faixa de pedestres. “Apesar da queda da mortalidade de pedestres ao longo desse processo, nos últimos anos, houve um aumento no desrespeito à faixa pelos motoristas. Além dos dados da pesquisa, será disponibilizada também a metodologia elaborada para que possa ser replicada em outras cidades”, explica o professor Jonas de Oliveira Bertucci, responsável pelo Instituto Federal de Brasília (IFB).

IFB Campus Brasília

Local: Instituto Federal de Brasília (IFB), Quadra 610 Norte, L2. Auditório.

Data: 02 de abril de 2018, segunda-feira