Professoras apresentam projeto de tecnologia assistiva em evento internacional
As professoras Vanessa Mendonça, de Telecomunicações do Campus Taguatinga, e Sylvana Santos, de Informática do Campus Gama, estarão participando da “IV Jornadas Iberoamericana de Interação Humano-Computador”, de 23 e 27 de abril de 2018, em Popayán, na Colômbia.
Elas estarão falando sobre o projeto "Automação em prol da acessibilidade: desenvolvimento de um protótipo de cadeira de roda elétrica autônoma", que foi anteriormente apresentado para Brasília durante a segunda edição do ConectaIF em 2017. No formato de oficina, o projeto foi ofertado no Qualific Express. Durante três horas, 12 participantes, incluindo duas pessoas com mobilidade reduzida e usuárias de cadeira de rodas, aprenderam um pouco sobre a História e funcionamento do microcontrolador Arduino, principais projetos abordando a temática e prática com sensores e atuadores e experimentaram na prática os benefícios de uma tecnologia assistiva de baixo custo.
A elaboração da proposta envolveu ainda os estudantes Marcelo Oliveira, Ramon Sousa e Samuel Brito, do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Iran Carlos do curso superior de Tecnologia em Automação Industrial, todos do Campus Taguatinga.
Elas explicaram que o objetivo foi oferecer recursos teóricos e práticos para a construção de suas próprias implementações, conforme suas demandas, de forma personalizada e com vistas para a acessibilidade de pessoas com deficiência visual, auditiva ou mobilidade reduzida. Foi apresentado o microcontrolador Arduino e sensores detectores de obstáculos para a montagem de um protótipo de uma cadeira de rodas adaptada.
As professoras que coordenam a ação integram os Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) dos seus respectivos campi.
Redes Sociais