Página inicial > Reitoria > IFB homenageia os 58 anos de Brasília em seus dez anos na cidade

IFB homenageia os 58 anos de Brasília em seus dez anos na cidade

Criado: Terça, 17 de Abril de 2018, 16h23 | Publicado: Terça, 17 de Abril de 2018, 16h23 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 15h09 | Acessos: 879

Em comemoração ao aniversário da cidade, o Instituto Federal de Brasília (IFB) fará o lançamento do livro Oficina-Restauro do Mobiliário Moderno de Brasília que registra e difunde a importância da preservação do mobiliário moderno. A publicação foi organizada pelos professores do curso de Movelaria do IFB Campus Samambaia,  em parceria com o IPHAN/DF, e mostra detalhes do processo de trabalho da equipe e uma coletânea de projetos de restauro de móveis de Instituições parceiras.

O lançamento acontecerá dia 19 de abril, quinta-feira, no Museu Vivo da Memória Candanga, onde também será aberta exposição de móveis e peças de autoria das décadas de 60 a 70, restauradas pelos alunos do IFB. Entre as peças estão: poltrona, cama, penteadeira e criado mudo – mobiliário que compõe um dos quartos do antigo Hotel Brasília Palace. A exposição representa parte da história e da memória da nossa cidade.

Outras iniciativas como o plantio de mais de mil mudas têm sido realizadas nos campi do Instituto Federal de Brasília, com árvores para arborização e frutíferas do cerrado. Ao todo mais de 1 milhão de mudas foram plantadas nos últimos anos em prol da recuperação das áreas degradas ao longo da bacia do rio Descoberto, um manancial essencial para o abastecimento do Distrito Federal e cidades do entorno.

As atividades de plantio tem acontecido no IFB Campus Ceilândia, no Campus Planaltina, no Campus Recanto das Emas e no Campus São Sebastião com a participação de estudantes do IFB de cursos como Controle Ambiental e Agroecologia, professores e da comunidade externa.

"Em um momento em que vivemos uma grave crise hídrica em todo o globo terrestre, este projeto vem para contribuir e amenizar o quadro atual. É importante que o IFB faça parte desta corrente de forças em prol de um mundo melhor, afinal esta também é uma das missões dos Institutos Federais", explica o reitor do IFB, Wilson Conciani.

Ainda seguindo as homenagens, o Instituto Federal de Brasília (IFB) abre seu Campus no Riacho Fundo, voltado para o eixo de hospitalidade e lazer, para um café da manhã entre empreendedores, embaixadores e a imprensa para divulgar o Conecta IF 2018. O evento será nos dias 19 e 26 de abril, às 9h, elaborado e planejado pelos alunos dos cursos técnicos de Cozinha, Panificação e Hospedagem. No menu serão servidas iguarias como croissants, geleias e pastas sob a coordenação da chef e professora, Marilene Teodoro.

Lançamento do livro Oficina-Restauro do Mobiliário Moderno de Brasília/ Curso de Movelaria Campus Samambaia

Museu Vivo da Memória Candanga - Setor JK Lote D - Núcleo Bandeirante

Dia: 19 de abril, quinta-feira, às 16 h

Plantio de Mudas do Cerrado/ Servidores, alunos e professores