Página inicial > Reitoria > Aberto o prazo para envio de propostas de comunicação oral para Sernegra 2018

Aberto o prazo para envio de propostas de comunicação oral para Sernegra 2018

Criado: Segunda, 07 de Mai de 2018, 13h56 | Publicado: Segunda, 07 de Mai de 2018, 13h56 | Última atualização em Segunda, 07 de Mai de 2018, 14h11 | Acessos: 1874

Está aberto, até 24 de junho de 2018, o prazo de envio de propostas de comunicação oral para as 24 Seções Temáticas do VII Sernegra. As STs aprovadas abordam diversos aspectos da temática do evento que vão desde temas já clássicos nos estudos das relações raciais, revistados a partir da opção decolonial, como Políticas Públicas de Igualdade Racial, mulheres negras na centralidade da saúde: interseccionalidade de gênero e raça nos serviços públicos e as representações das mulheres negras no cinema e na literatura na perspectiva dos feminismos negros, até temas ainda pouco explorados no Brasil como corporeidade e processos pedagógicos decoloniais, narrativas de mulheres negras à luz da Standpoint Theory e negros e negras e a culinária.

Os temas também irão passar por discussões metodológicas como em discursos de gênero social e raça: caminhos para descolonizar relações de inclusão e exclusão, conceitos e métodos para a análise da interseccionalidade de gênero e raça nos estudos migratórios eixo sul-sul e estudos de tradução & feminismos negros: decolonialismo, intersecionalidade e mulheridades negras.

Ao todo são 51 intelectuais de 19 instituições de ensino e pesquisa, de oito estados do Brasil que coordenarão as 24 STs aprovadas. A expectativa da organização do evento é que as Seções Temáticas atraiam cerca de 400 propostas de comunicação oral que devem envolver mais de 500 pessoas de todo o Brasil. Somando-se ao público interno do IFB e ao público mais vinculado às atividades artísticas do evento, estima-se que o Sernegra alcance um público de cerca de 800 pessoas em 2018.

Para conhecer cada uma das STs e enviar uma proposta de comunicação oral, acesse a página do evento e vá em “seções temáticas e comunicações orais”.

O Sernegra é um evento do Instituto Federal, organizado pelo Grupo de Pesquisa Estudos Culturais sobre Classe, Gênero e Raça e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e da Pró-Reitoria de Ensino.

Acesse: www.sernegraifb.org/