Página inicial > Reitoria > Instituto Federal de Brasília realiza ação no Varjão e encerra participação no Fórum Mundial da Água

Criado: Segunda, 14 de Mai de 2018, 10h50 | Publicado: Segunda, 14 de Mai de 2018, 10h50 | Última atualização em Segunda, 14 de Mai de 2018, 16h41 | Acessos: 1526

O Fórum Mundial da Água 2018 deixou seu legado em mais uma ação de voluntariado realizada pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). O projeto Amigos da Água, realizado conforme execução do edital nº44/ 2017 aconteceu no último dia 10 de maio, na região administrativa do Varjão. Na programação, alunos do curso Técnico Subsequente em Eventos do IFB Campus Brasília, levaram atividades educativas e de consciência as crianças da escola classe da cidade. Durante todo o dia, mais de 178 alunos e oito professores estiveram envolvidos na proposta de limpeza e conservação de importantes áreas a serem preservadas na comunidade.

Monitoria consciente

A aluna Shely Frazão, do curso de Eventos do IFB Campus Brasilia, ministrou a palestra A importância dos recursos hídricos e os cuidados com o lixo produzido, com informações sobre o impacto das ações do homem no ambiente, na comunidade diretamente e no Lago Paranoá. A temática foi importante porque destacou a realidade diária da comunidade que vive nos arredores do lago, região suscetível a ações poluentes.

"Foi um dia extremamente gratificante e com muitas novidades para as crianças. O trabalho foi intenso e de multiplicação de informações sobre como cada um de nós pode fazer a sua parte para evitar danos aos afluentes e rios", explicou Shely.

Vivências, experiências e recortes diários

Em meio a rotina escolar, as turmas da Escola Classe do Varjão, receberam em um animado dia várias atividades ecológicas, entre palestras e experiências em campo de limpeza urbana e ambiental. Na oportunidade, os alunos do 5º ano receberam kits do Instituto e receberam carteirinhas dos Amigo da Água. Reafirmando o compromisso de todos com o meio ambiente e credenciando como aptos a dar continuidade a novas iniciativas na comunidade.

O aluno João Vitor, da turma do 5º ano,  comentou sobre a experiência vivenciada no dia. "A natureza é muito importante para a gente. Aprendi que o nosso corpo tem 75% de água e, com esses conhecimentos passo sim a valorizar ainda mais este recurso". Já a aluna Cristiane, também do 5º ano, afirmou que com novas atitudes é possível preservar este bem. "Com banhos mais rápidos e com o cuidado no descarte dos lixos, podemos sim ter uma atitude preventiva em relação a água".

A diretora da Escola Classe, Luana Guimarães, considerou a ação extremamente positiva por coincidir com a programação proposta no calendário escolar. "A ação fez parte da Semana de Educação para a Vida da escola", disse. Já a professora Maria Teresa também elogiou o projeto. "Muito importante a proposta  do IFB que trouxe as crianças a percepção ambiental e de que o recurso da água é um bem natural limitado. Essas noções precisam ser passadas para novas gerações, além da consciência do uso racional da água por meio de mudança de atitudes",  parabenizou.

Os estudantes também receberam luvas e viseiras com as credenciais da ação para realizar a tarefa do mutirão de limpeza das áreas coletivas da escola. Com esta ação de voluntariado, o IFB conclui sua participação no Fórum Mundial da Água levando conhecimento e amplo debate sobre o tema.