Página inicial > Reitoria > IFB participa da 70ª Reunião Regional da SBPC

IFB participa da 70ª Reunião Regional da SBPC

Criado: Quinta, 17 de Mai de 2018, 16h07 | Publicado: Quinta, 17 de Mai de 2018, 16h07 | Última atualização em Quinta, 17 de Mai de 2018, 18h11 | Acessos: 640

Acontece até sábado, 19 de maio, a 70ª Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A edição deste ano está sendo realizada Instituto Federal Goiano, em Rio Verde, e tem como tema “Cerrado: Ciência, Inovação, Crescimento Econômico, Desenvolvimento Sustentável e Sociedade”.

O Instituto Federal de Brasília (IFB) está marcando presença no evento que está recebendo quase duas mil pessoas de 136 municípios brasileiros em 16 estados e do Distrito Federal. A programação conta com conferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas e apresentação de trabalhos científicos.

O grupo de estudantes e servidores do IFB que estão participando da SBPC vão apresentar trabalhos de pesquisas desenvolvidos na instituição (veja ao final da matéria a relação dos trabalhos apresentados). O Instituto conta também com um espaço destino à divulgação das publicações da Editora IFB, da instituição em si e do ConectaIF, que acontece em agosto no Centro de Convenções Ulisses Guimarães.

“O fato deste evento ser sediado em uma instituição da Rede Federal retrata a força dos Institutos e sua inserção no meio técnico-científico. Os alunos interagem com estudantes da própria Rede e essa troca de experiências contribui muito para a formação destes estudantes”, avalia o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do IFB, Marley Garcia.

O evento está recebendo estudantes de escolas públicas e particulares, tanto para expor quanto para visitar e participar das atividades e com um espaço da Exposição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ExpoECT), que funciona como uma feira de ciências, também abriga feira de livros e artesanato, estandes de instituições e atividades culturais.

Trabalhos desenvolvidos no IFB e apresentados na 70ª Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

1. Educação Ambiental no campo: estudo de caso de uma escola rural (Campus São Sebastião).
  2. Identificação de componentes químicos do óleo volátil de curcuma longa l. (zingiberaceae) (Campus Gama).
  3. Desenvolvimento de lixeiras automotivas aromatizadas com óleos essenciais obtidos de gengibre, limão e capim-limão (Campus Gama).
  4. Perfil químico em cg/em do óleo essencial obtido de jambolão (Syzygium cumini L). (Campus Gama).
  5. Cromatografia gasosa acoplada a espectro de massas como ferramenta para análise de extrato de flores de Kalanchoe brasiliensis. (Campus Gama).
  6. Levantamento dos tipos de madeiras vendidas no distrito federal no ano de 2017 (Campus Samambaia).
  7. Velocidade de propagação sonora de madeiras da caatinga (Campus Samambaia).
  8. Perfil químico do extrato hexanico de Ocimum basilicum L.(Campus Gama).
  9. Identificação de alguns compostos majoritário por cromatografia gasosa acoplada a espectro de massas (Campus Gama).