Página inicial > Reitoria > Seleção para Tradutor/Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Seleção para Tradutor/Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Criado: Quarta, 13 de Junho de 2018, 16h16 | Publicado: Quarta, 13 de Junho de 2018, 16h16 | Última atualização em Quarta, 13 de Junho de 2018, 17h08 | Acessos: 3515

O Instituto Federal de Brasília (IFB) divulga o Processo Seletivo para tradutor/intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Os candidatos selecionados receberão bolsas para atuar como tradutores nos cursos ofertados na modalidade de Educação à Distância (EAD) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Integrado (PRONATEC). As inscrições poderão ser realizadas até o dia 27 de junho, por meio do preenchimento de formulário online. O resultado preliminar será publicado no dia 04 de julho.

Para se candidatar, o candidato precisa ter formação em Bacharelado em Letras - LIBRAS; Licenciatura em Letras: tradução e interpretação em LIBRAS/Português; Curso superior + certificação de proficiência em tradução e interpretação de LIBRAS; ou Comprovação de, no mínimo, experiência de 1 ano como Tradutor/intérprete de Libras. A carga horária é de 20 horas semanais e a bolsa é de R$ 36,00 por hora.

Além do formulário online, o candidato deve enviar, no momento da inscrição, cópias de seus documentos pessoas, dos documentos que comprovem os requisitos mínimos para o cargo (Anexo 1) e dos documentos comprobatórios para pontuação. As vagas serão preenchidas a partir da pontuação dos candidatos.

Dentre as atribuições do intérprete, está: Traduzir e interpretar LIBRAS – Língua Portuguesa e vice-versa na sala de aula ou em outras atividades escolares, intermediando a comunicação entre os alunos surdos e ouvintes (professores, alunos, servidores ou outros envolvidos no processo educativo); Pesquisar e estudar conceitos acadêmicos, em parceria com o professor da sala de aula, que favoreçam a atuação do Profissional Técnico Especializado em Língua de Sinais; Planejar os instrumentos de orientação para os Professores Mediadores que atuam com alunos surdos.

O resultado preliminar e o resultado final do Processo Seletivo serão divulgados no sítio: http://ead.ifb.edu.br/publicacoes. Os candidatos poderão interpor recurso contra o resultado preliminar por meio de formulário eletrônico que será disponibilizado no site da EAD.