Página inicial > Reitoria > IFB certifica sudaneses em curso em rede sobre Agropecuária

IFB certifica sudaneses em curso em rede sobre Agropecuária

Criado: Terça, 19 de Junho de 2018, 17h59 | Publicado: Terça, 19 de Junho de 2018, 17h59 | Última atualização em Terça, 19 de Junho de 2018, 17h59 | Acessos: 865

O Instituto Federal de Brasília (IFB) certificou 18 sudaneses pelo curso de “Sistemas Integrados para a Produção Agropecuária” em solenidade nesta segunda, 18 de junho, na sede do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). O curso teve duração de um mês e foi realizado pelo IFB em parceria com os Institutos Federais Norte de Minas, Sudeste de Minas e Triângulo Mineiro.

Os profissionais do Sudão eram professores, técnicos e gestores do Ministério da Agricultura e Floresta, do Conselho Nacional de Educação e de empresas da área sucroalcooleira. Durante a estadia no Brasil eles foram recebidos por servidores e estudantes de cursos da área dos campi Planaltina (IFB), Uberaba (IFTM), Barbacena (IFSudesteMG), Rio Pomba e Arinos (IFNMG).

A formação foi um projeto piloto avançado da Rede Federal coordenado pelo IFB. A experiência foi avaliada por ambos (participantes do Sudão e professores dos IFs) para aprimoramento de uma nova parceria.

Na cerimônia de certificação, o reitor do IFB, Prof. Wilson Conciani, destacou a importância de ações de Internacionalização para expansão da Rede Federal. “O intercâmbio enriquece a toda comunidade”, comentou.

A assessora de Relações Internacionais do IFB, Profa. Edna Carvalho, falou dos desafios como de idiomas (árabe, português e inglês) vencidos pelos objetivos em comum de enriquecimento cultural e tecnológico.

Representando o presidente do CONIF, o pró-reitor de Extensão do IFTM, Prof. Eurípedes Ronaldo Ananias, disse que o intercâmbio com os sudaneses foi recíproco e destacou a alegria que eles possuem em comum com os brasileiros.

O senhor Antônio Junqueira, representante da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) – órgão do Ministério das Relações Exteriores, reforçou as palavras do representante do vice-chefe da Embaixada da República do Sudão, Muhanned Omer Abbas Ajabna, sobre o histórico e o progresso das parcerias do Sudão com o Brasil através da Educação Profissional e Tecnológica.

E representando os sudaneses que participaram do curso, o senhor Kamal Musa Adam Ismail, agradeceu a recepção e mencionou que o aprendizado vivenciado com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, irá ampliar o desenvolvimento da Agropecuária em seu País.

Confira imagens da solenidade de certificação deste curso no Flickr do IFB