Página inicial > Reitoria > Projetos do FABIN integram capacitação em empreendedorismo

Projetos do FABIN integram capacitação em empreendedorismo

Criado: Terça, 26 de Junho de 2018, 14h33 | Publicado: Terça, 26 de Junho de 2018, 14h33 | Última atualização em Quarta, 27 de Junho de 2018, 17h21 | Acessos: 783
Após vários meses de pesquisa e trabalho, as seis equipes selecionadas no edital do Fabin Empreendedor finalizaram o curso sobre empreendedorismo oferecido em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). A parceria com o IFES foi fundamental para que as equipes tivessem a capacitação sobre empreendedorismo, propriedade intelectual, planejamento financeiro e elaboração de plano de negócios.

Os projetos selecionados e que participaram do curso foram:
  • -Acessibilidade Sustentável - coordenado pela Prof. Ângela Beatriz Souza Bertazzo do Campus Samambaia
  • -Auto gerador eólico sustentável - coordenado pelo Prof. Elio Armando Nunes de Lima do Campus Ceilândia
  • -Desenvolvimento de Aditivo Biológico para Implementação de Tratamento de Resíduos Orgânicos Domésticos - coordenado pela Prof. Heloisa Alves Sousa Falcão do Campus Planaltina
  • -Kit Detecção Precoce de Cio: Tecnologia para Bovinocultura de Leite - coordenado pelo Prof. Vinícius Machado dos Santos do Campus Planaltina
  • -Mini Cupcake de Farinha de Munguba como Alternativa Alimentar e Aproveitamento de Frutos - coordenado pela técnica Ivanete Alves de Santana Rocha do Campus Planaltina
  • -SOS Kit - monitoramento batimento cardíaco - coordenado pela Prof. Fernanda Bezerra Mateus Martins do Campus Taguatinga

A apresentação final foi realizada na sala do Conselho Superior para uma banca de avaliadores composta pela pró-reitora de Pesquisa e Inovação do IFB- Luciana Massukado, pelo diretor de Extensão Tecnológica do IFES - Rodolpho Rangel e pelo diretor do Centro de Apoio ao Desenvolvimento de Tecnologias da Universidade de Brasília, Sanderson Barbalho.

Apesar de não ser uma competição, no dia da apresentação a pró-reitora de Pesquisa e Inovação do IFB juntamente com o diretor de Extensão Tecnológica do IFES anunciaram que teria uma "premiação" como forma de reconhecimento do esforço empreendido pelas equipes. Dessa forma, o projeto da equipe melhor avaliada foi contemplada pelo IFES com o serviço de busca de anterioridade do produto e pelo IFB a oportunidade de continuar o projeto no Escritório de Projetos do IFB no Biotic. O segundo lugar foi contemplado com a busca de anterioridade pelo IFES.

Em primeiro lugar tivemos o projeto "Acessibilidade Sustentável" que teve desenvolveu dois produtos a partir do aproveitamento de resíduos da construção civil. O primeiro produto foi o piso tátil e o segundo bate rodas. E, em segundo lugar o projeto "Mini Cupcake de Farinha de Munguba" que teve como objetivo desenvolver um produto pronto para consumo para pessoas portadoras de doença celíaca.