Página inicial > Reitoria > Como está sendo o 1ª dia de Campus Party para estudantes do IFB

Como está sendo o 1ª dia de Campus Party para estudantes do IFB

Criado: Quinta, 28 de Junho de 2018, 13h22 | Publicado: Quinta, 28 de Junho de 2018, 13h22 | Última atualização em Sexta, 29 de Junho de 2018, 12h06 | Acessos: 998

O primeiro dia no Campus Party 2018 para os alunos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica já começou superagitado! Após a noite acampados, estudantes dos Institutos Federais de Brasília, Goiás, Mato Grosso e Tocantins começaram as atividades participando de oficinas e palestras nas diversas áreas do espaço Arena.

Bem-vindos, IFs

A estudante do Campus Barra das Garças do Instituto Federal de MT Júlia Pereira veio participar da Campus Party Brasília pela primeira vez. "Estamos aqui para fazer aquele intercâmbio de informações e aproveitar ao máximo as oportunidades", disse a aluna do 3º ano do curso Técnico em Informática. O professor Ivo Luciano, responsável pelo grupo de Mato Grosso, falou da recompensa da longa viagem até Brasília: “É um desafio estarmos aqui porque a viagem foi longa. Mas os alunos estão muito empenhados e empolgados com as atividades!", afirmou.

Do IFG, os amigos campuseiros Janine Diniz e Guilherme Reis estavam animados com as atrações. Pela primeira vez em Brasília e na Campus Party, os dois faziam planos sobre as opções disponíveis, que vão desde videogame na piscina de bolinha a workshops sobre a Impressora 3D. "Estamos acampados aqui e viajando com a turma. Vamos participar da programação, que acontece até de madrugada", contaram, animados.

O Instituto Federal de Goiás trouxe uma turma de 60 alunos para participar das atividades de todos os dias. Vieram com interesse nas palestras, oficinas e games. "É  uma experiência bem interessante!  Representamos a caravana do IFG", disse, orgulhoso, o aluno Hugo Araújo.

Talentos do IFB se revelam no Labkids

O estudante Luiz Gustavo, aluno da Licenciatura em Informática do Campus Taguatinga do Instituto Federal de Brasília ministrou oficinas e palestras tecnológicas pelo projeto Labkids. Já no início da manhã, uma das oficinas mais procuradas era a “Criação de sites responsivos para frame work”, programada para o turno da tarde.

Durante a oficina, foi explicado o uso de uma ferramenta para criação de sites em dispositivos de diferentes telas. "Hoje, o grande problema dos desenvolvedores é adaptar a dimensão das telas. Com a ferramenta materializer css é bem fácil adaptar esses sites, tanto pra tela de computador quanto para celular", explicou Luiz.

Além da programação de oficinas na área de Inovação, há palestras nos palcos principais.

A professora de Robótica do Campus Taguatinga do IFB Laureane Sousa, responsável pelas atividades na Campus Party, juntamente com a professora Veruska Ribeiro, contou um pouco sobre a programação do Labkids. "Teremos oficinas sobre pensamento computacional, Design Thinking e Criatividade. São duas bancadas para atender às atividades oferecidas por uma equipe de 15 alunos do IFB", conta.

Na programação do IFB, ao todo são 14 oficinas e duas palestras agendadas no palco. Todas as oficinas e palestras oficiais estão abertas sem limite para inscrição pelo link comunidades no site da Campus Party Brasília, sempre a partir das 12 horas, durante todos os dias. A expectativa é que os alunos consigam absorver o máximo dos conteúdos de cada oficina como campuseiros e ao passar os aprendizados também.

Destaque para palestras do IFB pela start up LabKids sobre os temas: "Tecnologia e Criatividade para crianças", hoje (28.06), à noite, às 23 horas; e "Desenvolvimento de Jogos como incentivo educacional", sexta-feira, 29.06, às 13 horas.

Serviços
Acompanhe a programação e se inscreva em http://brasil.campus-party.org/cpbrasilia/agenda/

Confira mais fotos do evento em nosso Flickr.